(Foto: Samuel Straioto / Sagres Online)

Com construção iniciada em 1997, a Avenida Leste Oeste ainda é uma via incompleta, já que o trajeto previsto ainda não foi totalmente concluído. O projeto é para que a avenida seja uma alternativa de fazer a ligação entre as saídas de Trindade numa ponta da cidade e de Senador Canedo na outra ponta. Atualmente o único trecho construído é entre a Avenida Castelo Branco, no Setor Rodoviário e a Câmara Municipal de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário.

A prefeitura iniciou nesta segunda-feira (15), obras do trecho leste da Avenida Leste Oeste, da entrada da GO-403, com a Avenida das Cerâmicas, próximo ao Jardim Novo Mundo. A via seguirá o antigo leito da Estrada de Ferro de Goyaz, em direção a região central, passando pelas regiões do córrego do Palmito, pela BR-153, Bairro Feliz, Setor Negrão de Lima, Parque de Exposições Agropecuárias, na Nova Vila, Marginal Botafogo, chegando até a Praça do Trabalhador.

A expectativa é que as obras sejam concluídas até outubro de 2020, como destaca o secretário municipal e Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura, Dolzonan Mattos. “O contrato é para outubro de 2020, então até o final do ano que vem nós estaremos com essa obra totalmente concluída, inclusive com obras de arte e com a revitalização da Praça do Trabalhador”, revelou.

Na BR-153 há um viaduto da antiga ferrovia, muitos condutores passam pelo local, mesmo não tendo uma via estruturada. Os carros passam por baixo do viaduto, porém é muito estreito. O secretário Dolzonan Mattos explica que uma saída mais barata e eficaz é aproveitar a estrutura do viaduto, mas fazendo escavações nas laterais. Para isso a BR terá de ser interditada em alguns momentos.

“Aquele túnel será mantido e a Leste Oeste, quando chegar na região do túnel, vai abrir uma de cada lado como se estivesse abraçando o Túnel”, afirmou. “A BR-153 interditada por partes, vamos interditar meia pista e depois a outra pista será interditada para a execução dessa obra. Essa foi a solução mais economica que encontramos”, completou.

Motoristas usam o antigo leito da ferrovia, futura Avenida Leste Oeste, na região do Bairro Feliz, para passar de um lado para outro da BR, com um trânsito menor, já que a via improvisada serve como boa alternativa para escapar do tumultuado trânsito da Avenida Anhanguera. O secretário Dolzonan Mattos, afirma que haverá uma boa convivência da prefeitura com os motoristas que passam pelo local, para que eles não fiquem sem uma alternativa.

“Sempre vamos avisar com prioridade e vamos assim, como nós estamos fazendo na Rua 90 e também agora na Avenida Goiás, fazendo por parte de maneira a causar pouco tumulto para os motoristas que utilizam dessa via”, disse.

A extensão do trecho que será construído é de 8,1 km. A execução da obra será dividida em quatro etapas. O custo estimado é de R$ 68 milhões, sendo 50% de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia, e os outros 50% do governo estadual, que num acordo com o Município, fez o leilão de uma área no Setor Norte Ferroviário, para que os recursos sejam aplicados na execução da obra.