Os técnicos da Seleção Brasileira principal, Mano Menezes, e da Seleção Sub-20, Ney Franco, comentaram os acontecimentos do último domingo, no Estádio Serra Dourada.

 

Mano Menezes disse que a violência no futebol está dividida em dois seguimentos. O primeiro é fora do campo, envolvendo torcidas organizadas. O segundo é nas quatro linhas, que é responsabilidade dos profissionais que trabalham no esporte. O treinador pediu responsabilidade para quem milite no futebol. “Nós precisamos assumir o papel de não provocar ou incentivar estes episódios”.

Ney Franco passou por uma situação que gerou muita repercussão. Ele era treinador do Coritiba, quando o clube foi rebaixado para a segunda divisão. Na ocasião, torcedores invadiram o campo e travaram uma batalha campal contra os policiais que faziam a segurança do jogo. O técnico classificou a experiência como traumática. “Quem passa essa situação sabe o quanto isso é traumático, tanto para quem vive do futebol, como para a cidade e a instituição.

De acordo com Ney, a postura adotada pelo Coritiba após o episódio deve ser tomada como exemplo por parte de outros clubes brasileiros. “O Coritiba hoje, além do desempenho que está tendo dentro do campo na temporada, ele tem que servir como referência para clubes brasileiros. A torcida organizada não entra mais no estádio. É um clube que merece estudo,” atenta.

Os dois treinadores pediram penas duras e que sirvam de exemplo para que outros acontecimentos como os de domingo não voltem a acontecer no futebol brasileiro.