Cristalina, Rio Verde e Jataí são destaques de Goiás no Ranking Nacional de Agropecuária, de acordo com estudo do Instituto Mauro Borges (IMB). No cálculo do PIB dos Municípios goianos em 2019, quando apurado o Valor Adicionado Agropecuário, os três municípios juntos geraram mais de R$3,701 bilhões em riquezas no setor. No PIB per capita, três municípios goianos figuraram entre os cinquenta maiores do País: Davinópolis (23º), Alto Horizonte (36º) e Chapadão do Céu (40º).

O pesquisador do IMB, Luiz Batista, chama a atenção para os números serem de 2019 ainda, ou seja, quando ainda não vivíamos a pandemia da Covid-19. “Percebe-se nesse estudo que o PIB, a nível Goiás e Brasil, tem tido um bom desempenho, de forma a melhorar o processo de crescimento da economia, isso atrelado também à geração de emprego e renda. Em Goiás, a gente destaca, principalmente no setor agropecuário, em que o Estado tem uma maior atuação, a gente observa Rio Verde, que diferentemente de 2018, estava na 4ª posição e agora em 2019 consegue obter a 3ª”, analisou.

Além disso, Luiz Batista revelou que o IMB desenvolve diversas pesquisas e tem recebido algumas demandas relacionadas à forma de atuação e políticas públicas de desenvolvimento regional. Entretanto, não há algum dado para um determinado distrito ou município.

Confira a entrevista completa: