Torcidas de Atlético-GO, Goiás e Vila Nova (Fotos: Paulo Marcos/Rosiron Rodrigues/Douglas Monteiro)

Historicamente apenas o estado de São Paulo conseguiu a classificação de 3 equipes simultaneamente da Série B para a Série A, no mesmo ano. Em 2008, Corinthians, Santo André e Barueri subiram juntos. 

Apesar da interrupção da grande arrancada, nesta 17ª rodada, a chance de acesso das três equipes goianas que disputam o Campeonato Brasileiro da Série B, é real. Além do acreditar, é preciso se reforçar. Atlético, Goiás e Vila Nova têm carências localizadas. 

Mesmo que nenhuma das 20 equipes integrantes da Série B contrate reforços a partir de agora, quatro times subirão mesmo assim, por força do regulamento. O campeonato está rigorosamente equilibrado. A distância entre o décimo colocado, o Juventude para o líder Fortaleza é de apenas 7 pontos. São 4 vagas para no mínimo 10 equipes. 

Chegou a hora do “cartola esperto”. Quem conseguir os reforços pontuais ganhará status de herói. É possível qualificar as três equipes a tempo de alcançarem o acesso. Os dirigentes goianos podem subir ao pódio juntos. O G-4 está aberto e bem ali. 

Tudo na vida tem a primeira vez. O futebol goiano poderá ter os 3 times, simultaneamente na série A, ano que vem. É uma questão de escolha e de competência. Com a palavra os dirigentes de Atlético, Goiás e Vila Nova!