David Duarte tem contrato somente até dezembro com o Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

Titular absoluto do Goiás nos últimos anos, o zagueiro David Duarte perdeu essa condição nesta temporada, com a chegada do técnico Maurício Barbieri. O defensor ficou fora dos últimos dois jogos da equipe, contra Goiânia e Atlético, e causou críticas ao técnico Maurício Barbieri e diretoria sobre a decisão. Questionado se a escolha foi por conta do prata da casa ainda não ter renovado contrato, o gestor de futebol, Túlio Lustosa, foi enfático ao negar.

“Não tem nada a ver com a situação do David sair do time. Sei que vocês já questionaram o Barbieri sobre isso. Mas não tem nada a ver. É opção técnica do Barbieri na escalação do time. Não tem como eu ou qualquer integrante da diretoria do Goiás se intrometer na função do treinador. Isso não fazemos. Treinador precisa ser respeitado e o respeito começa por isso. Pela liberdade de escalar o time que quiser”, disse o dirigente.

Atualmente com 24 anos de idade, David Duarte vive o seu melhor momento técnico na carreira desde que subiu para o profissional em 2015. O defensor é o único jogador que esteve presente nos quatro títulos estaduais e que pode conquistar o pentacampeonato neste final de semana, caso o time consiga reverter o placar de 3 a 0 para o Atlético no primeiro duelo da semifinal.

Cobiçado pelo Flamengo, David Duarte tem contrato até dezembro e pode assinar um pré-contrato com outro clube a partir de junho. O jogador é agenciado pelo empresário Eduardo Uram, que também representou o volante Rodrigo, que após se destacar no Campeonato Brasileiro não quis renovar o vínculo e deixou o clube esmeraldino ao término do contrato.

Dessa vez, Túlio acredita que a equipe não perder mais um atleta e garante que a renovação de David Duarte está encaminhada.

“Nossa intenção de renovar o contrato do David é a máxima possível. Já conversamos com o representante do David. Fui ao Rio duas vezes conversar com o representante dele. O presidente também se dispôs a ir, mas aconteceu aquela catástrofe (forte chuva que provocou forte alagamento) no Rio e ele não pôde ir. A situação está encaminhada, precisamos apenas promover o encontro do presidente com o representante dele para colocar isso no papel”, garantiu.

Para a segunda final do Goianão, David Duarte está cotado a voltar ao time titular. O jogo está marcado para domingo, às 16 horas, no Estádio Olímpico. Para ser campeão, o Goiás precisa vencer por quatro ou mais gols de diferença.