Foto: Divulgação / UEG

O governador José Eliton (PSDB) lançou nesta sexta feira (15) o curso de Medicina da UEG de Itumbiara. O curso vai oferecer, inicialmente, 24 vagas. De acordo com o edital, as inscrições para o curso de Medicina começam no dia 17 de julho e vão até o dia 15 de agosto. As provas objetivas e discursivas e a Redação serão realizadas no dia 2 de setembro deste ano. “Esse curso é importante para universalizar a oferta do serviço de saúde no Estado de Goiás”, ressaltou o governador.

Na avaliação do governador, a UEG “dá um passo ousado, um passo importante para a consolidação dessa Universidade como um grande centro de busca do saber. Assim a UEG se insere no seleto rol das grandes universidades brasileiras”, e destacou que “os alunos que vão fazer Medicina aqui poderão, talvez, no futuro, trabalhar no Hospital José Gomes da Rocha que vamos construir juntos”.

O reitor da UEG, Haroldo Reimer, destaca que a unidade de Itumbiara se transforma, com o curso de Medicina, no principal polo de formação de profissionais da área de Saúde da Universidade, e se consolida como um Centro de Excelência em Saúde. Ele abriu seu discurso dizendo que “quem olha rumo ao futuro”, ao se referir à administração de José Eliton, “deve pensar hoje nos investimentos que devem ser feitos, porque um estado que investe nas pessoas, olhando para a frente, com investimentos em educação e inovação colherá, com certeza, bons frutos no futuro”.

Para que fosse possível a abertura do curso de Medicina, foram firmadas parcerias entre UEG, governo de Goiás e a Prefeitura Municipal de Itumbiara. Entre as providências tomadas, foi realizado no último mês de março concurso público para a contratação de 14 professores efetivos para formação do corpo docente do curso.

A prefeitura do município destinou, via doação, R$ 190 mil para a construção de laboratórios que serão utilizados nas aulas da nova graduação ofertada pela UEG. Além disso, uma parceria com o Procon irá viabilizar a aquisição de livros para a formação do acervo bibliográfico.

Com a abertura do curso, a UEG passa ser a segunda instituição pública a ofertar Medicina no interior de Goiás. O Câmpus Itumbiara foi escolhido para abrigar o novo curso por ter vocação para a área da saúde, já que oferece as graduações de Enfermagem, Farmácia e Educação Física.

A UEG foi criada em 1999, a partir de 12 faculdades espalhadas por Goiás e hoje conta com 45 unidades, quase todas com sedes próprias.