Os professores, alunos e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás têm encontro com as urnas no próximo dia 26 de setembro, das 9 às 21h30, em todo o Estado, quando escolherão o reitor e vice-reitora da Instituição.

Estão aptos a votar 23.147 eleitores, distribuídos em 42 unidades universitárias, na Administração Superior, em Anápolis, e no Programa Educando e Valorizando a Vida, em Goiânia. Do total de votantes, 2.232 são professores, 19.085 são alunos e 1.830 são servidores técnico-administrativos. O terceiro processo de escolha do reitor da UEG, em 13 anos de criação, contará com 918 pessoas trabalhando em 153 seções.

A apuração dos votos começa ainda na noite do dia 26, logo após o encerramento da eleição, quando cada comissão eleitoral local totalizará os votos e lançará no sistema, criado especialmente para o pleito. No dia seguinte, 27, a Comissão Eleitoral Central fará a totalização geral, proclamará o resultado do pleito e encaminhará para o Conselho Universitário da UEG, que fará a homologação e o encaminhamento ao Governador Marconi Perillo.

A lista dos votantes e os locais de votação já podem ser conferidos no site www.eleicoes.ueg.br. No próximo dia 20 de setembro, a Comissão Eleitoral Central deverá divulgar o coeficiente eleitoral de cada categoria. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o peso dos professores é de 70%. Alunos e servidores têm peso de 15% cada categoria.

A orientação para o dia da eleição será passada a todos os presidentes das comissões eleitorais locais no dia 21 de setembro, às 10 horas, na Sala de Reuniões da Reitoria, em Anápolis, pela Comissão Eleitoral Central.

Candidatos

Pela primeira vez na história da Universidade Estadual de Goiás, a eleição para a escolha do reitor e do vice-reitor terá apenas uma chapa. O professor doutor Haroldo Reimer e a professora mestre Valcemia Novaes concorrem, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitora.

Os candidatos encontram-se afastados de suas funções, respectivamente, reitor da UEG e diretora educacional da Unidade Universitária de Palmeiras, desde o dia 18 de agosto, conforme determina a legislação eleitoral. No lugar de Haroldo Reimer, assumiu interinamente, até o dia 26 de setembro, a vice-reitora Eliana Maria França Carneiro. Na Unidade de Palmeiras assumiu a função de diretor interino o professor Simério Carlos da Silva Cruz. Haroldo e Valcemia retornam aos cargos no dia 27 de setembro.