Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou nesta quinta-feira (22) que irá suspender editais de bolsas e reduzir os funcionários terceirizados. Por meio de nota publicada no site oficial, a UFG informa que a medida é por causa dos cortes no orçamento anunciados pelo Ministério da Educação (MEC).

No documento, a UFG informa ainda que os “editais de bolsas (extensão, iniciação científica e monitoria) para o segundo semestre foram lançados, porém o início dos projetos está condicionado à liberação do orçamento”. 

“Desde o semestre passado alertamos que o bloqueio de recursos por parte do governo federal de 30% do orçamento impede que a universidade tenha suas atividades em sua completa normalidade até o fim do ano. Estamos, neste momento, envidando esforços com a Associação dos Reitores das Universidades Federais, junto ao Congresso Nacional, ao MEC, a outras instâncias para que esse bloqueio seja revertido, sob pena de não termos condições de continuar com as atividades normais da universidade a partir do mês de outubro”, afirma o reitor Edward Madureira, em pronunciamento em vídeo. 

Confira a nota na íntegra

“A Universidade Federal de Goiás (UFG) comunica que, após os cortes no orçamento anunciados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição está adotando medidas para viabilizar a manutenção de suas atividades. Os editais de bolsas (extensão, iniciação científica e monitoria) para o segundo semestre foram lançados, porém o início dos projetos está condicionado à liberação do orçamento.

Outra medida de contenção de despesas foi a redução em 45% no contrato de vigias desarmados. Esses profissionais poderão fazer gratuitamente o curso Gestão da Imagem Profissional e Qualidade no Atendimento, oferecido pela Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD).

Para continuar garantindo a segurança, prédios de órgãos administrativos e acadêmicos foram equipados com câmeras e alarmes integrados e monitorados 24 horas por dia por três centrais. Laboratórios que já possuíam controle eletrônico de acesso também foram equipados com alarmes.

Serão mantidos os vigilantes armados divididos por áreas/quadrantes, bem como incrementadas as rondas das oito equipes de vigilantes armados motorizados e de quatro viaturas patrimoniais. Acionado pelo ramal 2000 ou pelo aplicativo MinhaUFG, esse grupo tático motorizado chega ao local da chamada em até cinco minutos. Além dessa nova organização interna, o 9º Batalhão da Polícia Militar manterá uma patrulha universitária nos três períodos de funcionamento do Câmpus Samambaia.”

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/LdNBG1V6bJs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}