Foto: SagresTV

No Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), acontece a 16ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), que é o maior evento promovido anualmente pela universidade. O Conpeex vai até o próximo dia 23, para divulgar e debater o conhecimento produzido na instituição para toda a comunidade.

O tema deste ano é “Bioeconomia, Diversidade e Riquezas para o Desenvolvimento Sustentável”, por isso, a UFG convidou artesãos. Logo na entrada, animais, esculturas, um sofá, mesas, veículos, tudo feito com pneus usados, que na natureza levariam até 600 anos para se decompor.

A artista Maria Aline mostrou belas obras, como um relógio de parede, que faz com vidro, que leva até mil anos para se decompor. Reinaldo Alves produz obras de arte com, por exemplo, dentes de alho e casca de canela. “Além de embelezar, ainda são repelentes naturais”, conta Reinaldo.

Este ano, o Conpeex terá seis dias de duração, o dobro do ano passado. Cinco especialistas de Goiás e de outros estados vão dar palestras sempre em torno do tema central do congresso. Além do Centro de Eventos, que fica no Campus Samambaia, em todas as unidades da UFG acontecem atividades paralelas, demostrando tudo o que a universidade tem produzido.

Foram realizadas 1.700 inscrições para apresentação de pesquisas. No Centro de Eventos, nossa equipe de reportagem viu vários universitários e alunos do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) ao lado de banners , explicando ao público o resultado dos trabalhos científicos.

Entre as atividades do Conpeex, está a Rota de Ciência e Cultura, que é um convite aos participantes para compartilhar experiências por meio de atividades culturais e científicas. A Rota inclue visita a laboratórios, museus e o Pátio da Ciência.

Para apresentar exemplos de atividades de pesquisas realizadas na universidade, será realizada nos dias 21 e 22, a 2ª Mostra UFG de Inovação, onde pesquisadores e estudantes vão demostrar seus projetos aos visitantes, à indústrias, empresas e órgãos governamentais. Também no dia 21, terá início o Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológia e em Inovação.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/i6RoG_-39Vg” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}