A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará no próximo sábado (8) o Dia D de doação da Campanha UFG ID – Solidariedade para inclusão digital. A ação será realizada das 9h às 14h. Uma equipe de voluntários vai receber computadores, notebooks e equipamentos para que estudantes de baixa renda possam acompanhar as aulas remotamente.

O evento vai ser realizado na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG), no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário, em Goiânia. O formato escolhido para as doações foi o drive-thru e o doador não precisará sair do carro.

Segundo a Universidade o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para contribuir com equipamentos eletrônicos ou doações financeiras para a disponibilização de cerca de 5 mil computadores e tablets que possam atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia.

De acordo com o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, diante da impossibilidade de retomada das atividades acadêmicas presenciais, devido a pandemia da Covid-19, a Universidade terá que adotar as medidas para que o prejuízo da comunidade estudantil seja reduzido. Por isso o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a retomada do semestre letivo 2020-1 a partir do dia 31 de agosto. “Hoje, na UFG, três em cada quatro estudantes se enquadram nos critérios de baixa renda. E entre esses três, um é de baixíssima renda. Temos que criar alternativas para conseguir enfrentar esta desigualdade”, ressalta.

A campanha é uma iniciativa da UFG em parceria com a Associação Egressos e Egressas da UFG, TV UFG, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais (Adufg) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo).