A 1ª Fase do Campeonato Brasileiro da Série D/2012 termina neste próximo domingo (26). Dos dois representantes goianos, Crac e Aparecidense, o primeiro só depende de suas forças para alcançar classificação às Oitavas-de-Final enquanto o segundo já está eliminado da possibilidade de se classificar.
O Crac antes da última Rodada no Grupo A5 ocupa a 3ª colocação com 12 pontos ganhos em 7 jogos realizados, 3 vitórias, saldo positivo de 5 gols e 12 gols pró. Disputa a 2ª vaga do Grupo com o Cene (MS) que ocupa a 2ª colocação e já encerrou a sua participação com 13 pontos ganhos nos 8 jogos realizados, 4 vitórias, saldo positivo de 6 gols e 17 gols marcados.
Portanto para se classificar o time catalano precisa vencer o seu último compromisso, em casa, diante do lanterna Sobradinho (DF), uma vez que se apenas empatar o seu último jogo, perderia a vaga pelo 1º critério de desempate, o maior número de vitórias.
Vencendo o Sobradinho (DF) e se classificando, o Crac tem possibilidade de terminar como 1º colocado do Grupo, desde que o atual líder e já classificado, o Ceilândia (DF), não vença a Aparecidense em casa, já que o time candango tem 14 pontos ganhos em 7 jogos realizados, 4 vitórias, saldo positivo de 2 gols e 12 gols pró.
Nas Oitavas-de-Final os classificados do Grupo A5 terão como adversários os classificados do Grupo A6, na ordem 1º do Grupo A5 x 2º do Grupo A6 e 1º do Grupo A6 x 2º do Grupo A5.
O Grupo A6 já tem o Friburguense (RJ) classificado e o Nacional de Nova Serrana (MG) e o Volta Redonda (RJ) brigando pela 2ª vaga, com Aracruz (ES) e Guarani de Divinópolis (MG) eliminados.
Como na última Rodada, o Friburguense (RJ) recebe o lanterna Guarani (MG), a tendência será o time de Nova Friburgo ser o 1º do Grupo e o Nacional de Nova Serrana (MG) ficar em 2º uma vez que joga em casa precisando apenas do empate diante do Volta Redonda (RJ).
Da FGF