Diversas cidades goianas registraram temperatura acima de 40 graus. E o tempo seco também preocupa no estado, pois um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que a umidade do ar pode ficar abaixo dos 12 % em Goiás. O cardiologista Rodrigo Andrade afirmou que o período de estiagem pode acarretar em problemas de saúde. “É muito perigoso e principalmente para quem tem doença do coração”, destacou.

Assista a entrevista na íntegra:

Os goianos já estão sentindo os efeitos dessa baixa umidade. O representante comercial Heitor Barroso disse que sente “dificuldade de respirar e que é preciso se hidratar muito”. Já Betânia Vieira é diarista e reclamou da questão física. “Nossa, é muito cansaço e mal-estar. É muito ruim”. Outro problema frequente do tempo seco foi citado pela dona de casa, Suelma Dias, que disse que “as vistas ficam arranhando por causa da secura e da poeira”, contou.

Porém, um dos principais problemas causados pela baixa umidade do ar é a gripe. Esse é o que mais afeta a aposentada, Sueli Martins, aposentada. “A gente gripa muito e sente mal-estar”, apontou.

Cuidados 

Os problemas apontados por Heitor, Betânia, Suelma e Sueli afetam muitas pessoas. Por esse motivo, o cardiologista Rodrigo Andrade alertou para a importância dos cuidados necessários com a saúde, que são causados ou piorados por causa das altas temperaturas e da baixa umidade do ar.

“Se não ingerir bastante líquido vai ficando com a viscosidade do sangue muito grande, então acaba que o sangue fica grosso e altera o fluxo sanguíneo e ele fica mais difícil de acontecer. Além disso, a gente tem uma vasodilatação, aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão e isso tudo pode precipitar uma doença que já existe no coração ou então pode aparecer uma arritmia, por exemplo”, pontuou.

Conforme Andrade, os sintomas mais comuns de que o tempo seco está afetando a saúde são tonturas, dor de cabeça e fadiga no corpo. O profissional da saúde indicou alguns cuidados para aliviar ou amenizar os problemas nessa época.

“É muito importante tomar bastante líquido. Quem tem problema no coração é bom fazer um check up e saber se está tudo bem, principalmente quem já toma remédio, como os remédios de pressão, por exemplo”, explicou. Para evitar os episódios de tonturas, Rodrigo Andrade indicou que ao acordar, não se deve levantar de uma vez da cama, mas esperar um pouquinho sentado para depois levantar e sair andando. 

Atividades físicas

Os adeptos de atividades físicas sofrem igualmente com as altas temperaturas e com a umidade muito baixa do ar. Ao praticar sem os devidos cuidados, os exercícios podem acarretar em riscos para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, alerta que a umidade saudável para o ser humano gira em torno de 70%.

O preparador físico, José Junio, disse que com os cuidados necessários, as pessoas podem praticar atividades físicas, exercícios e esportes normalmente.

“O ideal é praticar atividade física entre 6h e 10h da manhã, que é um horário mais tranquilo, com umidade mais tranquila e não está um calor excessivo. E após as 17 horas também é uma ótima oportunidade para praticar atividade física ao ar livre”, relatou.

Leia mais: