Aparecida terá mobilização pela saúde dos homens neste sábado (Foto: Claudivino Antunes)

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia se mobilizarão pela campanha Novembro Azul, neste sábado (23). As UBSs atenderão preferencialmente os homens em consultas médicas e de enfermagem com agendamento prévio e também por demanda espontânea. A campanha Novembro Azul é realizada mundialmente e busca a conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem.

Em Aparecida, 22 Unidades funcionarão normalmente das 8h às 17h, com serviços de rotina. A mobilização é uma parceria da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo da parceria é aprimorar a atenção prestada à população masculina no município e difundir a cultura de prevenção de doenças.

Câncer de próstata

A campanha Novembro Azul alerta para o Câncer de próstata, uma doença que possui formas de prevenção e cura. “Seguimos em nosso propósito de mudar comportamentos, e não apenas durante o Novembro Azul. As pessoas precisam cuidar da própria saúde e da de suas famílias aproveitando a porta de entrada do Sistema, que são as UBSs. Queremos expandir a cultura da prevenção, e, no caso masculino, indo além do câncer de próstata”, disse o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O secretario aproveitou para falar da dificuldade em conscientizar a população masculina e alertou os homens sobre o câncer de próstata. “Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família e só buscam a assistência quando há muitos sintomas e os males estão em estágio avançado, o que reduz as chances de detecção de doenças. No caso do câncer de próstata, com a detecção precoce as chances de cura chegam a 90%”, enfatizou.

Parceria com a UFG

A mobilização faz parte de uma parceria inédita entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG). O primeiro evento contemplado com a parceria foi o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, no dia 9, com mais de 300 atendimentos e consultorias para o empreendedorismo e o mercado de trabalho para os homens.

A professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), dra. Marta Rovery de Souza (UFG), afirmou que o objetivo da mobilização é criar a cultura da prevenção, promover hábitos de vida saudáveis e mostrar para os homens de todas as idades que é fundamental cuidar de si mesmo. “Pretendemos ter, a partir de agora, em Aparecida, abrindo pelo menos um sábado por mês para atendimentos preferencialmente masculinos”, disse dra. Marta.

Segundo a chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, todo o esforço da secretaria será monitorado e avaliado pela UFG permanentemente, para que se tenha um raio X da saúde da população masculina no município.

Confira a lista das unidades que irão participar da mobilização neste sábado:

UBS Veiga Jardim

UBS Jardim Olímpico

UBS Buriti Sereno

UBS Cândido de Queiroz

UBS Bairro Independência

UBS Jardim Boa Esperança

UBS Alto Paraíso

UBS Independência Mansões

UBS Mansões Paraíso

UBS Santo André

UBS Jardim Bela Vista

UBS Garavelo Park

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Jardim Florença

UBS Andrade Reis

UBS Campos Elísios

UBS Expansul

UBS Anhambi

UBS Delfiore

UBS Rosa dos Ventos

UBS Caraíbas

UBS Santa Luzia