O grupo da morte da Copa do Mundo terá o jogo de abertura, hoje, entre Uruguai e Costa Rica, no estádio Castelão, em Fortaleza, às 16h. A seleção uruguaia precisa vencer na estreia para ter tranquilidade nas próximas partidas contra Itália e Inglaterra. A Celeste tenta repetir a boa campanha realizada em 2010, quando chegou até a semifinal.

O técnico Óscar Tabárez não deve contar com o atacante Luis Suárez, que fez uma cirurgia no joelho há menos de um mês e ainda se recupera de lesão. Sem Suárez, Forlán deve ser o titular no ataque ao lado de Cavani. Outra mudança será por opção técnica. Stuani entrará na vaga de Gastón Ramírez no meio de campo. Na zaga, a tendência é que o experiente Lugano seja titular.

Tabárez exaltou a qualidade e comprometimento desse grupo, que tem a maioria dos jogadores remanescentes da boa campanha em 2010. “Conseguimos criar um grupo humilde, que tem respeito pelos rivais, mas jogamos sempre para disputar e lutar até o fim. Um jogador que hoje está no banco, pode perfeitamente ser titular no jogo de amanhã”. Destacou o treinador.

A Costa Rica entra no Mundial para tentar aprontar uma zebra na Copa do Mundo. Em um grupo com três campeões mundiais, a tendência é que ela termine a competição com três derrotas. Mas para tentar mudar o rumo dessa história, o técnico Jorge Luis Pinto tem algumas dúvidas para escalar o time titular na estreia.

No meio de campo, os volantes Yelstin Tejeda e José Miguel Cubero brigam por uma vaga no time titular. Durante as eliminatórias, Tejeda ganhou a posição ocupando a vaga de Cubero. O zagueiro Michel Umaña ainda se recupera de lesão e existe a possibilidade de ele ficar de fora da partida. Outra dúvida é no ataque. Joel Campbell e Byan Ruiz estão confirmados, mas a dúvida é na presença de Marco Ureña ou Cristian Bolaños.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI X COSTA RICA

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)

URUGUAI: Muslera; Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Arévalo Rios, Gargano, Stuani e Rodrigues; Fórlan e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez

COSTA RICA: Patrick Pemberton; Héiner Mora, Michael Umaña, Óscar Duarte, Júnior Díaz; Celso Borges, José Cubero, Christian Bolaños e Diego Calvo; Randall Brenes e Joel Campbell
Técnico: Jorge Luis Pinto