No segundo jogo na Copa das Confederações, o Uruguai conseguiu conquistar os primeiros três pontos ao vencer a Nigéria por 2 a 1 nesta quinta-feira (20), na Arena Fonte Nova. A equipe celeste abriu o marcador com o zagueiro Lugano, mas ainda no primeiro tempo Mikel empatou o jogo. No segundo tempo, Forlán deu a vitória para o Uruguai.
Com esse resultado, o Uruguai chega aos três pontos na competição e está na terceira posição do grupo em função da Nigéria ocupar a segunda colocação por ter o mesmo número de pontos, mas ter o maior saldo de gol.
Na última rodada da fase de grupos, o Uruguai enfrenta o Taiti no próximo domingo (23), na Arena Pernambuco, às 16h. No mesmo dia e horário, a Nigéria encara a Espanha no estádio Castelão.
O jogo
O Uruguai começou pressionando a Nigéria em busca do gol no início. Com um minuto, Forlán cobrou falta para dentro da área, Rodríguez pegou a sobra e chutou para a defesa do goleiro nigeriano. Aos seis minutos, o time nigeriano chegou pela primeira vez. Em cobrança de falta, Mikel bateu direto e isolou a bola. Com nove minutos, Cavani desviou depois da cobrança de escanteio e mandou para fora.
Apesar da pressão do Uruguai no começo, a Nigéria equilibrou a partida. O time africano chegou com perigo aos 10 minutos, com um chute para fora do atacante Musa. Dois minutos depois, o meio-campista Ogu cobrou falta ensaiada e o goleiro Muslera teve dificuldades para defender. Com 14 minutos, Ideye bateu falta para a Nigéria, mas a bola foi por cima da meta do Uruguai.
Aos 19 minutos, o Uruguai abriu o placar na partida. Forlán fez o cruzamento, Cavani tentou o desvio e a bola sobrou para o zagueiro Lugano, que empurrou de canela a bola para dentro do gol. A Nigéria pressionava em busca do gol de empate, mas sem conseguir levar perigo. Aos 36 minutos, o meio campista Mikel fez boa jogada, driblou Lugano e fez um belo gol para empatar a partida: 1 a 1.
Com 37 minutos, Lugano saiu errado, Musa avançou pelo meio e chutou de longe para fora. Aos 42, o time uruguaio voltou a levar perigo com González, que chutou de longe e a bola passou perto do gol. No último lance de perigo do primeiro tempo, Musa cobrou escanteio e Omeruo desviou de cabeça e o goleiro Muslera foi buscar e fez a defesa.
Segundo tempo
A Nigéria voltou do intervalo pressionando o time celeste. Logo com um minuto, Ambrose arriscou de fora da área e o goleiro Muslera praticou a defesa. Mas no contra ataque, aos cinco minutos, Cavani tocou na ponta esquerda para Forlán, que chegou batendo e marcou um belo gol para deixar o Uruguai na frente novamente.
Aos 16 minutos, Ambrose cruzou para Ideye, que dominou no peito e tentou uma bicicleta, mas a bola foi pela linha de fundo. Com 24 minutos, o Uruguai quase marcou o terceiro gol. Forlán fez grande lançamento para Cavani na cara do gol, mas o atacante bateu mal e chutou a bola na arquibancada.
Quando o relógio marcava 26 minutos, a equipe nigeriana quase empatou. Ideye recebeu dentro da área, o volante Pereira chegou cortando e quase marcou o gol contra. Aos 30 minutos, Forlán cobrou falta para a área, Cavani apareceu livre, mas cabeceou para fora e perdeu mais uma grande oportunidade para ampliar a vantagem celeste.
FICHA TÉCNICA: URUGUAI 2X1 NIGÉRIA
Competição: 2ª rodada da Copa das Confederações
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Data/Hora: 20/6/2013, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Gols: Lugano e Forlán (Uruguai); Mikel (Nigéria)
Cartões amarelos: Lugano e Coates (Uruguai); Babatunde e Akpala (Nigéria)
URUGUAI: Muslera, Lugano, Godín e Cáceres; Maxi Pereira, Arévalo Rios, Cristian Rodríguez (Álvaro Pereira) e Álvaro González; Forlán, Cavani e Suárez (Coates). Técnico: Oscar Tabárez.
NIGÉRIA: Enyeama, Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiéjilé; Ogu (Sunday Mba), Obi Mikel e Ogude; Oduamadi (Babatunde), Musa e Ideye (Akpala). Técnico: Stephen Keshi.