Depois de 15 anos consecutivos sob o comando de Óscar Tabárez, a seleção do Uruguai entrou em campo, hoje (24) no Education City Stadium, em Doha sem El Maestro. Tabárez comandou a celeste em 4 Copas do Mundo: 1990, 2010, 2014 e 2018. Neste período foram 226 jogos com 109 vitórias, 57 empates e 60 derrotas.

El Maestro é o terceiro técnico que mais jogos comandou uma mesma seleção em Copas do Mundo. Tabárez, de 75 anos, foi demitido do cargo no ano passado. Ele sofre há muitos anos com a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso e causa fraqueza muscular.

Novo técnico

O ex-atacante Diego Alonso, 46 anos, assumiu a seleção do Uruguai na sétima colocação nas eliminatórias sul-americanas. Conseguiu a classificação em terceiro lugar com 28 pontos. Na convocação para a Copa do Catar mesclou jogadores jovens com os mais experientes como Godin, Gimenez, Luis Suárez e Cavani. Hoje, na estreia, não pôde começar com o atacante Cavani que está voltando de lesão. Por opção, deixou no banco Arrascaeta, principal jogador do meio campo do Flamengo.

No banco pela primeira vez na Copa do Mundo, terno azul marinho e tênis branco, Diego Alonso mostrou-se um técnico ativo. Compareceu várias vezes à beira do gramado para orientar o time em campo.

No primeiro tempo, dividiu as atenções das câmeras de tv com o técnico da Coreia, o português Paulo Bento, que também usou da mímica e gestos para se comunicar com os atletas coreanos. Foi um duelo à parte!

No segundo tempo, Diego Alonso levou uma bolada no rosto. A bola foi chutada acidentalmente por um jogador coreano. Apesar do empate, o trabalho dele foi bom!

Diego Alonso (Foto: Twitter/Selección Uruguaya/@Uruguay)

Jogo sem o brilho das estrelas

No primeiro tempo, a melhor chance foi do Uruguai. O zagueiro Godín acertou uma bola na trave. Luis Suárez e Son não tiveram nenhuma oportunidade de gol. Atuação discreta dos astros.

Na etapa final, Luis Suárez, maior artilheiro da história Uruguai com 68 gols, foi substituído aos 18 minutos pelo atacante Cavani. Dos jogadores que disputam esse mundial, Suárez é o segundo jogador com maior número de gols em Copas do Mundo. Tem 7 gols, mesmo número de Cristiano Ronaldo e perde para o alemão Thomas Müller que já marcou 10.

Son cobrou mais um escanteio e teve uma boa chance aos 45’. O goleiro Rochet saiu jogando errado. O craque coreano arriscou de esquerda. A bola passou perto.

A melhor chance novamente foi do Uruguai. Valverde acertou um belo chute de fora área que parou na trave.

Artilheiro mascarado

O atacante Son, jogador do Tottenham, foi artilheiro da Premier League 2021/22, com 23 gols, dividindo o posto com Salah, do Liverpool. Tornou-se o primeiro coreano a ser artilheiro na história do Campeonato Inglês. O camisa 7 da Coreia jogou com uma máscara preta. Ele sofreu uma lesão no rosto em 1º de novembro, em uma partida da Liga dos Campeões. Fraturou quatro ossos próximos ao olho. Por isso está atuando sob a proteção da máscara.

No primeiro tempo, Son teve uma participação discreta. Cobrou 2 escanteios e finalizou uma vez.

No segundo tempo, cobrou mais um escanteio e fez uma finalização de pé esquerdo para fora. Jogou os 90’ e os acréscimos. Ficou devendo!

Opinião sobre o jogo!

Foi o melhor zero a zero da Copa. O jogo teve muita dinâmica. A seleção coreana mostrou muita disciplina tática. O Uruguai do novo técnico Diego Alonso jogou com muita garra, como nos velhos tempos de Óscar Tabárez. Achei que Alonso errou ao deixar Fellistri quase o jogo todo e não utilizar o meio-campo Arrascaeta. Apesar disso, o time dele acertou duas bolas na trave. Mereceu a vitória!

Leia mais