Não houve nenhum registro de nenhum novo caso de gripe A (H1N1) em Goiás nas últimas semanas. A informação é da superintendente de Políticas de Ação Integral à Saúde, Elizabeth Araújo.Ela atribui o fato à boa cobertura vacinal desenvolvida no Estado. Mesmo assim, diz ela, a campanha de vacinação vai até o próximo dia 30 e é extensiva a toda a população.

Já foram aplicadas em Goiás mais de 3 milhões de doses da vacina e ainda restam outras 30 mil. Um total de 3,082 milhões de doses da vacina contra a gripe A (H1N1) já foram aplicadas em Goiás desde o início da campanha de vacinação no dia 8 de março, segundo informações da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde – Spais da Secretaria da Saúde. A cobertura vacinal atingiu mais de 85% em todas as faixas etárias, exceto na de dois a quatro anos que ainda apresenta percentual de 68%.

A campanha de vacinação vai até o próximo dia 30 e é extensiva  a toda a população. Ainda restam 30 mil doses de vacina, segundo cálculos da Divisão de Imunização e Rede Frio da Spais. “Temos de parabenizar toda a população goiana pela sensibilização com a campanha e reforçar o chamamento para quem ainda não se vacinou. Por causa dessa boa cobertura não tivemos nenhum registro de novo caso de gripe A”, afirma a  superintendente Elizabeth  Araújo.

Elizabeth acrescenta que o decorrer da vacinação afastou os temores infundados de reações adversas agressivas, pois as  reações da grande maioria das pessoas foram as que são previstas em qualquer outra vacina. “A população entendeu que o melhor é prevenir. No caso da gripe A, que teve grande número de complicações e óbitos no ano passado, o mais prudente é mesmo estar protegido com a vacina”, explica.