Bom, a Copa acabou. E hoje saiu o último episódio da websérie “Vai que é Copa!”, mais um dos divertidos meandros da cobertura fantástica da Sagres 730 à Copa do Mundo da Rússia. Mais um projeto concluído, e uma satisfação enorme, tanto pessoal quanto coletivamente. Fica aquele gosto de melancolia por uma fase encerrada, mas a sensação de dever cumprido é muito maior.

O “Vai que é Copa!” começou lá no início do ano, quando a Monara comentou comigo que assumiu a coordenação do projeto de cobertura do campeonato mundial. E dentro do projeto, ela havia pensado em adicionar um alívio cômico, algo divertido, que pudesse somar ainda mais à cobertura séria que a Sagres estava planejando.

A imprensa goiana tem história na cobertura das Copas. Não foi a primeira imersão na competição mundial, e nem seria a única esse ano. Mas o que a Monara tava me contando ali era algo completamente inédito em proporção e qualidade. E sabendo disso é que o desafio de produzir uma websérie me pareceu ainda maior. Como corresponder àqueles planos, e àquela pergunta que ela me fez: “Topa fazer parte desse projeto?”

Nós, sócios da In4 Filmes – Paulo Henrique Morais, Sérgio Júnyor, Thiago Rabelo e o Vinícius Resende – caímos para dentro. A conversa era boa demais para ser deixada de lado. E, além disso, quantas boas webséries produzidas aqui em Goiás você conhece? (e olha que, paralelamente à nossa, ainda veio a ótima “O que tem para comer”, com a Dany Brandão!). Um caminho pouco trilhado para a gente explorar.

A primeira grande questão: Como é que vai se chamar? Só para decidir isso aí, levamos dias. A Monara garantiu liberdade absoluta de criação, a começar pela autonomia desse nome do projeto (que também batizaria um quadro dentro do “A caminho da Copa”, transmitido às 13h, na programação ao vivo). Mas a coisa tinha que fazer sentido, e o título carrega toda uma responsabilidade inicial.

Daí numa madrugada exaustiva, em que mais nada parecia fluir, o Sérgio e o Thiago chegaram com essa pérola: “Vai que é Copa!”. Irretocável. Porque o espírito era o de retratar, em vídeos curtos, o jeito brasileiro de torcer. O impacto que o futebol tem na nossa vida. E quando se trata disso, o brasileiro simplesmente se joga! Então o espírito era esse: Vai lá, deixa a preocupação de lado, é Copa!! Se joga, que é Copa!

A coisa deu tão certo que, dentro de semanas, o nome da websérie também virou lema da Sagres 730 na Copa. Tava na boca de todo mundo! Era a peça que faltava para a In4 Filmes se sentir parte integrante daquele belo projeto.

Finalizada a Copa, as expectativas se consolidaram. A cobertura da Rádio Sagres foi a melhor, jamais vista antes no Estado. Presença constante nos maiores portais do país, frequentemente mencionada por outros veículos. Não tinha como dar errado, tendo uma equipe tão competente à frente. Gente trabalhando 24 horas por dia, resolvendo problemas, contornando percalços, cuidando da qualidade o tempo todo.

E com a websérie não foi diferente. Foram 10 episódios produzidos, com temas dos mais variados, e até participação do Everaldo Marques. Foi sensacional receber o feedback de quem assistiu aos episódios. Toda semana, uma risada diferente, elogios, convites. O objetivo de tocar a torcida, gerar aquela identificação e, com isso, trazer o humor, foi cumprido.

O projeto foi da rádio, em consonância com a cobertura espetacular da Copa do Mundo, mas não deixa de ter sido um grande aprendizado e uma conquista pessoal muito valiosa também. E é por isso que agora, indo ao ar o último episódio, eu deixo aqui registrado o meu muito obrigado ao Adair Meira, Presidente do Sistema Sagres de Comunicação, e à toda equipe da Sagres, na figura do meu amigo e profissional exemplar, Petras de Souza. Um enorme agradecimento também à Monara pela confiança, pelo apoio e amizade sempre. Sem ela, nada disso seria possível.

E que venham os próximos projetos! Vai que é Sagres!!! 

 

ps.: Também é preciso agradecer a essas pessoas aqui, que deram duro e nos ajudaram a dar forma ao projeto:

 

Colaboradores Técnicos:

Arlam Jr. (mixagem de som e trilha)
Lara Lopes (som direto e assistente de arte)
Jeová Filho (montagem e edição)

Elenco (por ordem de aparição):

Bárbara Pfeifer, Marcelo Santoro, Max Ribeiro, Igor Azevedo, Abdul Hamid Sebba Neto, Amanda Ramos, Kariny Oliveira, Lucas Viandelli, Vinícius de Souza Melo, Daya Larissa Freitas Garcia, Everaldo Marques, Seu Waldemar, Miron Gonçalves, Sidi Leite e Anna Gabryella.

Colaboradores especiais:

Marina Porto, Vany Ribeiro, Roosevelt Veronese, Camila dos Reis, Sérgio Souza, Raimundo Cipriano Rabelo, Roberval Silva, Gleig de Souza, Cenário Móveis e Ideia Produções