(Foto: Divulgação / Sebrae)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/779562934&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

O diretor-técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, disse em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (20) que o governo federal vai anunciar várias medidas para ajudar as empresas a passar esse momento de retratação das atividades econômicas em função da quarentena para conter a propagação do coronavírus. “Simples, crédito e desburocratização são as ações que vamos usar para ajudar as empresas. Os bancos federais vão liberar muito dinheiro”, disse ele.

Decreto do governo estadual determinou o fechamento das lojas, à exceção das cadeias de alimentação e saúde, a partir do dia 19 de março. No entanto, muitas lojas permaneceram abertas o que levou o governo a decidir preparar um novo decreto, que deve ser publicado nesta sexta-feira com regras mais rígidas. “O momento é de fechar as portas, enfrentar esta primeira etapa e reduzir os custos fixos”, disse Wanderson Portugal.

“Neste momento a gente pede muita calma, essa primeira etapa da batalha é contra o vírus, o Sebrae está em homeoffice e tentando dar um pouco de tranquilidade para as micro e pequenas empresas para que neste primeiro momento se isolem. Temos visto algumas empresas insistindo em ficar abertas, pessoas se locomovendo, isso não é o momento”, alertou. “Tudo que for possível fazer para evitar uma catástrofe economia, que chamamos de pós-crise de saúde, nós vamos fazer, o governo Federal vai fazer”.

Wanderson Portugal ressaltou que no Sebrae Nacional tem uma área de políticas públicas que está trabalhando “intensamente” para encontrar as melhores condições às pequenas empresas para se manterem ativas. “Nós pedimos a população para que enfrente essa primeira etapa. Vamos parar, depois a parte econômica nós estamos preparando para atender tudo que for possível para o pequeno negócio”.