Uma das falas do novo Governo Federal é sobre cortes no Sistema S. Fico pensando:  será que não tem tantos outros gastos, mordomias e cargos do Governo que podem ser cortados? Tantos recursos em frentes que, por incompetência ou desvios, nem chegam aos cidadãos?

Será que não é melhor fazer o contrário, sistematizar o Governo, trazer as boas práticas do Sistema S para os Ministérios, para assim aumentar a escala de atendimento?

Quem sabe aumentar as verbas e condições para que este Sistema que já funciona e que inspira vários outros países, possa auxiliar o Governo no atendimento da população nas áreas, como Educação, Cultura, Saúde, Inclusão Social, Esporte e Capacitação profissional.

Claro que se pode e se deve fazer ajustes, trabalhar para melhorar a gestão, a transparência e a fiscalização, pois tudo pode melhorar, mas é verdade que temos um tanto a aprender com as organizações do Sistema S.

acao fecomercio estevao

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO deu um bom exemplo de como minha proposta é válida. Nesse final de março, ampliou o alcance de seu atendimento para os alunos da rede pública e a comunidade em geral, com parcerias alinhadas, tanto com a Prefeitura de Goiânia quanto com o Governo do Estado de Goiás.

O Projeto Teia, que atua com atendimentos de saúde, inclusive doando óculos para quem tem necessidade, é uma iniciativa pioneira em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, e vai promover, durante todo o ano, em unidades escolares de regiões carentes da capital, ações destinadas à comunidade escolar e aos moradores.

Num cenário onde se está retirando a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas – o que para mim é um absurdo – o Projeto Esporte Sesc em Ação, fazendo a resistência, vai proporcionar a crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos de idade, a oportunidade de praticar esportes, de criar o hábito de se exercitar, de manter mais convivência presencial com os colegas, ação fundamental nesta era dos celulares, onde o sedentarismo passa a ser um grande vilão da saúde das pessoas.

O evento que oficializou a parceria contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas Leopoldo Veiga Jardim, Diretor Geral do SESC/SENAC; o Presidente do Conselho SESC/SENAC, Sr. Marcelo Baiocchi, o Prefeito Iris Rezende; a primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado; e o Governador Ronaldo Caiado.

O que funciona pode ser replicado. Viva as boas parcerias!

Quem se interessar, tem mais informações no site da Fecomércio e do Sesc