A professora de Moda, Nélia Finotti (Foto: SagresTV)
No VDM Day, ou Dia de Viver de Moda, conta com workshops com especialistas, oficinas e desfiles, em um dia inteiro de muita aprendizagem para estudantes, profissionais e amantes do mundo fashion, como Débora Guimarães, que é da área de Relações Públicas, mas uma amante de moda. Além de aprender muito, ela diz que o melhor é que é tudo de graça. “A inscrição é gratuita e a gente consegue ter conteúdo de forma acessível”, afirma.
A organização do VDM Day é do blog Viva de Moda. Daniela Cristina Guimarães é colunista da página e explica que um dos objetivos é fomentar a qualificação de profissionais e interessados em moda.
“Hoje em dia as pessoas falam muito de comprar e vender, e existe todo um processo até chegar nisso. Então o blog fala sobre construção de peças, desenvolvimento, sobre área comercial, e-commerce, venda no Instagram. A gente quer trazer para todas as pessoas que querem viver de moda conteúdo para ela crescer e fomentar mais esse mercado”, argumenta.
E realmente há muito espaço para crescimento e profissionalização na atividade. Com 50 milhões de peças fabricadas por ano, Goiás é o 6º estado maior produtor de vestuário do Brasil, segundo o Ministério da Economia. Apesar da crise financeira, no primeiro trimestre deste ano, juntas, as indústrias de calçados, vestuário e tecidos tiveram crescimento de 28,6% no faturamento, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Durante o VDM Day, foram apresentados lucks inspirados na Estacão Ferroviária de Goiânia, que acaba de passar por revitalização. Foram criadas por meio de um concurso para revelar novos talentos. Dos 28 inscritos, oito foram selecionados. Além da assessoria da renomada professora de moda Nélia Finotti, que ajudou na produção dos looks, os selecionados vão ter suas peças estampando um editorial de moda. O melhor é que as roupas foram feitas com tecidos já utilizados, para incentivar a chamada consciente.
“É uma grande oportunidade de mercado para eles, porque a partir de agora eles são conhecidos. Eles podem ser profissionais e fazer de fato moda goiana, porque o que nós estamos precisando é moda. Precisamos viver, falar e construir moda, e não só roupas”, conclui Finotti.
O evento VDM Day acontece durante o dia no Shopping Estação da Moda, ao lado da rodoviária de Goiânia.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/oN_Rm4hp1a8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}