A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou hoje a tarde os 23 grupos da Copa São Paulo 2010. O estado de Goiás terá  como representante Goiás e Vila Nova. O time colorado está no Grupo J com sede em Mogi Guaçu-SP juntamente com Juventude (RS), Juventus (SP) e XV de Piracicaba (SP).

Enquanto isso, o time esmeraldino caiu no grupo V com sede em Guarulhos-SP juntamente com o Flamengo (SP), Portuguesa (SP) e Atlético (RR). Na edição 2009, o Vila Nova foi eliminado na Segunda fase pelo Figueirense.

O time vilanovense empatou no tempo normal por 1 a 1 e perdeu nos pênaltis. O técnico Zé Roberto, hoje no comando do profissional, era o treinador colorado. O Goiás foi eliminado nas oitavas-de-final para o Avaí após perder por 5 a 2. No entanto, o que me intriga é que a definição dos representantes goianos para 2010 seria por critérios técnicos.

Ou seja, o campeão e o vice do Campeonato Goiano sub-18 conquistariam a vaga. O Vila Nova sagrou-se campeão ao derrotar o Atlético. Surpreendentemente, o Goiás acabou na terceira colocação e ficou com a vaga. Inegável o tamanho e a importância do Goiás Esporte Clube, mas o que é combinado não é caro, não é mesmo?

É com pesar que em pleno século XXI a gente continua vendo este tipo de coisa no futebol goiano. O campeonato será disputado de 3 a 25 de janeiro. Os campeões de cada grupo avançam para a fase seguinte. Os nove melhores segundo colocado também continuam na competição.