A ventania que atingiu a Grande Goiânia nesta sexta-feira (1º/10) deixou vários bairros da capital sem energia elétrica. No Setor Negrão de Lima, região leste da cidade, a partir das 17h, foram pelo menos cerca de quatro horas sem fornecimento.

A produção do Sagres Online recebeu relatos de falta de energia também nos setores Parque Atheneu, região sudeste do município, Bueno e Jardim Guanabara, este último no norte da capital.

Por meio de nota, a Enel Distribuição Goiás informa que os ventos de quase 100 km/h que atingiram Goiânia e Região Metropolitana nesta tarde causaram danos à rede elétrica e impactaram o fornecimento de energia de alguns clientes.

Ainda no documento, a companhia informa que iniciou “imediatamente manobras na rede por meio de equipamentos telecontrolados, para recuperar o maior número possível de clientes” e que adicionalmente “o número de equipes emergenciais em campo já está sendo ampliado e técnicos trabalharão ininterruptamente para restabelecer o serviço a todos os clientes impactados o mais breve possível”.

Ventos podem atingir a capital neste fim de semana

De acordo com o gerente do Cimehgo, o Centro de Informação Meteorológicas e Hidrológicas da Semad-GO, o fenômeno pode se repetir no final de semana, causado por uma frente fria localizada na região sudeste do país.

“Estamos com uma frente fria na região sudeste do Brasil e ela está desprendendo umidade. Isso gerou áreas de instabilidade no Estado de Goiás. Em Goiânia tivemos rajadas de vento, muita ventania, o que foi suficiente para levantar poeira de construções e dos bairros mais afastados. A vegetação está muito seca, o solo também, consequentemente levanta bastante poeira”, explica. “As áreas de instabilidade continuam, podemos repetir essas rajadas de vento, chuvas convectivas que são aquelas bem localizadas, ainda provenientes dessa combinação de calor e umidade e formar esses sistemas convectivos”, conclui.