Todos os hospitais criados no município de Goiânia serão obrigados a instalarem Unidades de Terapia Intensiva, UTI. Isso é o que busca o projeto de lei do vereador Eudes Vigor, do PMDB. O texto tramita na Câmara de Vereadores, já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e agora aguarda inclusão na pauta do plenário para primeira votação.
O vereador afirma que existe falta de leitos de UTI em Goiânia e que todas as unidades devem disponibilizar este serviço ao Sistema Único de Saúde, inclusive os hospitais particulares.“É um absurdo, tem hospitais que contratam esse serviço. É absurdo um hospital não ter”, argumenta.
De acordo com o projeto, os hospitais já estabelecidos em Goiânia terão um prazo de dois anos para instalarem leitos de UTI. A intenção é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça a fiscalização do serviço.
O vereador Eudes Vigor lembra que o problema da falta de leitos em Goiânia e em Goiás é urgente. “Enquanto isso, nós assistimos prefeituras do interior fechando UTIs, preferem comprar uma ambulância e mandar pra Goiânia”, pontua.