(Foto: Divulgação)

O prefeito Iris Rezende (MDB) sinalizou a criação de uma secretaria extraordinária para fazer a interlocução entre o Paço e Câmara Municipal, chamada secretaria Legislativa. A maior parte dos vereadores, consultados pelo repórter Samuel Straioto, da Sagres, aprovam a medida para diminuir os problemas entre Legislativo e Executivo.

O vereador Denício Trindade (SDD), destacou que dessa forma terá mais harmonia entre os poderes. “Acho que é importante ter essa interlocução, entre executivo e legislativo, que é uma figura que sempre teve em todas as instâncias, municipais, estaduais e Federal. Acho que é uma forma de ter uma harmonia entre os poderes, não só no sentido de aproximar essa comunicação, mas também mantendo a respeito de um poder com outro e partindo para o campo das ideias, batendo aqui o que é mais importante”.

A interlocução é feita pelo líder do prefeito, ocupada por Tiãozinho Porto (PROS). Para o vereador, Paulinho Graus (PDT), as competências do líder e do secretário legislativo são distintas. “É diferente um vereador, líder do prefeito, chegar no secretário do prefeito. Diferente de outro secretário que é ligado do prefeito, chegar no secretário, é diferente. Para resolver problemas de projeto, buscar soluções dos problemas nos bairros, isso que é importante”.

O líder do prefeito, Tiãozinho Porto (PROS) disse que a secretaria legislativa não será uma missão que trará problemas na articulação exercida por ele no legislativo. Segundo ele, é um suporte a mais. “Trabalhar dessa forma, acho que aumenta sim e facilita bastante, acredito que essa semana até semana que vem o novo secretário já seja empossado, que vem aqui nos fortalecer, não só eu como líder, mas o prefeito e os projetos. Acredito que o prefeito está encaminhando o projeto e quando chegar aqui, a gente vai ter um tempo para analisar melhor” pontuou o líder do prefeito.

O vereador Anselmo Pereira (PSDB) criticou a falta de interlocução entre os Poderes, mas avaliou que a função de um secretário legislativo é importante. “Que dia você viu uma interlocução de uma secretaria nessa casa nos últimos 10 anos? Não tem e não houve. Agora se for para dar cargo, para determinadas pessoas dizer que é secretário legislativo e ficar no Paço Municipal, eu mesmo vou fazer a denúncia de que isso é empreguismo”.

O PROS indicou ao prefeito Iris Rezende o nome de Reginaldo Melo para ocupar a Secretaria Legislativa. O partido ainda fez a indicação do novo presidente do Goiânia Prev, Paulo Henrique Rodrigues Silva.