A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) informou nesta sexta-feira (3) que os leitos da rede particular da capital para pacientes com Covid-19 estão lotadas. O comunicado em nota foi feito pelo presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, que encaminhou o documento ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

Na primeira parte do Debate Super Sábado desta manhã (4), a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Grécia Carolina Pessoni, demonstrou preocupação com a lotação das UTIs da rede privada na capital.

“É uma via de mão dupla. As pessoas procuram a rede privada porque talvez não conseguem atendimento na rede pública, mas há pessoas também que não são atendidas na rede privada que. É dever do poder público atender a essas pessoas. Então essas pessoas entram, de certa forma, para a demanda do município. Então para a gente também é extremamente preocupante essa situação”, afirma.

Em relação aos leitos oferecidos para a rede municipal de Goiânia, o painel da SMS neste sábado (4) até às 13h informada disponibilidade de 20 unidades apenas, de um total de 144. Por conta das internações, os números mudam a todo instante.

A diretora reforça a importância das medidas de isolamento social para evitar o aumento da curva de contágio na capital. “Se afrouxarmos essas medidas, a gente não vai ter leito mesmo, nem na rede pública e nem na rede privada”, analisa.

Ainda no comunicado, a Ahpaceg informou que voltará a informar a taxa de ocupação dos hospitais associados, “mantendo a transparência que sempre pautou nosso trabalho e tem referenciado nossa atuação nesta pandemia”.

A Prefeitura de Goiânia segue o decreto do governo estadual que determina a quarentena alternada, com fechamento de 14 dias, seguido de abertura pelo mesmo período.

Confira a lista de hospitais associados à Ahpaceg em Goiânia

Hospital Amparo
Hospital Clínica do Esporte
Hospital do Coração de Goiás
Hospital do Coração Anis Rassi
Hospital da Criança
Hospital de Acidentados
Hospital Infantil de Campinas
Hospital Ortopédico de Goiânia
Hospital Premium
Hospital do Rim
Hospital Samaritano de Goiânia
Hospital Santa Bárbara
Hospital Santa Helena
Hospital São Francisco de Assis
Instituto de Neurologia de Goiânia
Instituto Ortopédico de Goiânia
Hemolabor

Inquérito sorológico

Segundo dados do inquérito sorológico da SMS, a estimativa oficial de pessoas infectadas pelo coronavírus em Goiânia subiu de 0,7% para 2,1% em um intervalo de 3 semanas. Ao levar em conta a população estimada em 1,5 milhão de habitantes, a testagem aponta que a capital possui, pelo menos, 31,5 mil pessoas que já tiveram contato com o vírus, uma vez que já produziram anticorpos.

A médica infectologista do Hospital Araújo Jorge (HAJ), Cássia Godoy, afirma que o número de infectados pelo vírus em Goiânia, ainda que já estejam recuperados, pode ser muito maior.

“Se a gente utilizar esse tipo de cálculo, pode ser até muito mais que isso”, afirma. “A gente precisa estimar a extensão da doença. Os números não são só para assustar. Nós temos uma população suscetível”, complementa.

O último boletim da SMS apontou 7.349 casos confirmados de Covid-19 em Goiânia, e 5.841 recuperados. O inquérito sorológico terá a quarta etapa no próximo sábado, dia 11 de julho.