A ONG Astral, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Goiânia, inicia a ação “Guia de Referência Construindo uma Cultura de Prevenção à Violência Contra a Mulher”, que acontece na Vila Cultural Cora Coralina nesta quarta-feira (8), às 14h30.

A criação do guia se deve ao fato da maioria das mulheres vítimas de violência não denunciarem seus abusadores. De acordo com a presidente de ambas as instituições, Elizabeth Fernandes, a ausência de denúncias acontece porque as mulheres não sabem como e onde procurar ajuda.

“O silêncio é cúmplice da violência. O guia serve como processo de ajuda para as mulheres terem o passo a passo com o local certo de onde buscar ajuda, com todos endereços e telefones para encontrar a melhor orientação”, ressaltou Elizabeth Fernandes.

O guia possui informações de contato e endereço não só da Delegacia Estadual da Mulher (Deam), como do Ministério Público, dos Juizados de Violência Contra a Mulher, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream), do Instituto Médico Legal (IML), da Defensoria Pública de Goiás e da Patrulha Maria da Penha, além de informações sobre sobre medidas protetivas.

Além de poder ser compartilhado por meio de aplicativos de mensagem instantânea, exemplares impressos do guia ficarão disponíveis na sede da ONG Astral, na Defensoria Pública e nas secretarias Municipal e Estadual da Mulher. “É um guia feito para caber na bolsa da mulher, não é grande nem pesado”, informou Elizabeth.

Leia mais