A motivação existia só do fato de um novo comandante estar presente no banco de reservas. Só que nem isso foi suficiente para levar o Vila Nova à primeira vitória na Série B nesta temporada. Contra o vice-líder (antes da rodada), o Vila foi dominado sem muita força no 1º tempo, tomou dois gols e quando corrigiu os erros no 2º tempo, já era tarde demais. Na estreia de Waldemar Lemos, o Vila saiu derrotado por 2 a 0.

O Jogo

A formação escolhida induzia uma postura ofensiva, mas o que mais faltou ao Vila na primeira etapa foi ofensividade. O vice-líder da Série B tentou encurralar o Tigre logo no início e assim conseguiu. Logo com três minutos, o meia Andrei Girotto tentou surpreender em cobrança de falta, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Pressionado, o Vila pouco ficava com a bola e o gol era questão de tempo.

Aos 11min, em cobrança de escanteio do lado esquerdo, Mancini bateu fechado e o zagueiro Vitor Hugo, mais esperto que a defesa colorada, tocou de leve e correu para o abraço. 1 a 0. Mesmo com a vantagem, o Coelho mineiro continua ofensivo e quem mais incomodava a defesa do Vila era o centroavante Obina. O Vila se limitou a tentar chutes de longe, já que o meia Almir, que deveria criar as jogadas, não produzia. Aos 31min, Thiago Furlan tentou e fez o goleiro Matheus trabalhar.

Aos 39, em uma rara jogada trabalhada, Evandro Paulista fez a jogada e cruzou, Furlan não alcançou e Gilmak bateu na sobra, por cima do gol. Aos 45min, Obina, que vinha só trombando com os zagueiros, conseguiu ajeitar e finalizar de canhota, mas a bola saiu à direita. Quando tudo parecia caminhar para o intervalo, um vacilo da defesa goiana pôs tudo a perder de vez. Obina tentou, fez a jogada e chutou prensado, mas na sobra, Ricardinho arrematou cruzado e ampliou. 2 a 0.

2º tempo

Aos invés de tentar ajeitar a criação da equipe, Waldemar Lemos trocou peças que acabaram sendo seis por meia dúzia. Saíram Gilmar e Thiago Furlan para as entradas de Daniel Tijolo e Gustavinho. O panorama pouco mudou e o time da casa continuava dono do jogo. Aos nove, Obina, o que mais tentava perdeu um gol incrível após Mancini fazer a jogada e servir o atacante.

O Vila até respondeu em seguida, quando Almir lançou Evandro Paulista, que tentou o chute de esquerda, mas errou o alvo por pouco. Com o relaxamento do time mineiro, o Vila cresceu e teve duas chances em sequencia. Aos 16min, Nenê Bonilha tentou disparar de longe e Matheus colocou para escanteio. Na cobrança, Gabriel testou firme, mas André salvou em cima da linha.

A medida que ia ao ataque, o Vila ficava exposto. Aos 23min, dessa forma, o América quase ampliou quando Obina recebeu na direita, entrou na área e bateu forte, mas a bola passou por cima do gol. O time colorado, que ainda não havia marcado nenhum gol na competição, passou perto aos 33, quando em uma falta na meia-lua da grande área, Arthur bateu e a bola explodiu no travessão. Rapidamente, o América respondeu com Ricardinho, que parou na defesa salvadora de Cleber Alves.

No fim, já no apagar das luzes, sobrou tempo para uma confusão que resultou na expulsão de dois jogadores. O atacante Ricardinho fez falta em Arthur e ainda agrediu o jovem colorado que estava caído. O experiente Álvaro se revoltou, foi tirar satisfação e ambos acabaram expulsos.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 0 VILA NOVA

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de maio de 2014, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christiano (PR) e Marcos Rogério da Silva (PR)

Renda/público:
Cartões amarelos: Almir, Evandro Paulista, Gabriel (VNO); Andrei Girotto (AMÉ)

Cartão Vermelho: Ricardinho (AME); Álvaro (VNO)

GOLS: Vitor Hugo 11’ 1T (1-0); Ricardinho 47’ 1T (2-0)

AMÉRICA-MG: Matheus; Pablo, André, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro (Thiago Santos), Andrei Girotto, Willians (Henrique) e Mancini (Doriva); Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior

VILA NOVA-GO: Cléber Alves; Arthur, Gabriel, Álvaro e Christiano; Gilmar (Daniel Tijolo), Nenê Bonilha, Almir, Thiago Furlan (Gustavinho) e Evandro Paulista; Marcelo Toscano
Técnico: Waldemar Lemos