Em 2016, para a surpresa de todos, o Atlético realizou uma grande campanha na Série B alcançando o inédito título da competição nacional. Agora, em 2017, também para a surpresa de todos, o Vila Nova vem se destacando entre o líderes da segunda maior competição de pontos corridos no Brasil.

Na 17ª rodada de 2016, o Atlético estava com 29 pontos, com oito vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento atleticano era de 56,9%. O ataque rubro-negro havia marcado 19 gols e a defesa sofrido 13, totalizando seis de saldo.

Na 17ª rodada de 2017, o Vila Nova agora alcança a mesma pontuação do Atlético, 29, com as mesmas oito vitórias, os mesmos cinco empates e as mesmas quatro derrotas. O aproveitamento vilanovense é também de 56,9%. O ataque colorado marcou 21 (dois a menos que o rubro-negro) e a defesa sofreu 16 (três a mais), totalizando cinco de saldo (um a menos).

Uma situação está completamente à favor do Vila Nova: o nível da Série B. Com esta pontuação em 2016, o Atlético estava na 4ª colocação, com seis pontos de distância do 1º (o Vasco, com 35). Hoje, o Vila está apenas quatro pontos atrás do líder (o América-MG, com 33).

Para o alívio dos colorados, são duas preocupações (equipes) a menos para ter. Tendo em vista as combinações de resultados que vem acontecendo, a tarefa de subir de divisão daqui para frente (tecnicamente falando) poderá ser mais fácil para o Vila Nova do que foi para o Atlético.

Também quero fazer uma menção honrosa ao Goiás, que está a quatro pontos do G-4. Na 4ª rodada do Brasileirão deste ano, a equipe esmeraldina chegou a amargar a 18ª colocação.

Porém, após três derrotas consecutivas sob o comando de Sílvio Criciúma, o alviverde parece ter reencontrado os bons caminhos, alcançando a segunda vitória sequencial com Argel Fucks no comando.

Vamos ficar na torcida pelos acessos dos goianos da Série B para a Série A.