Nesta segunda (27) e terça-feira (28), o Vila Nova Olímpicos vai realizar uma peneira para atletas de futebol feminino. A seleção é para garotas que nasceram até 2007 e podem ser tanto para o time principal quanto para a equipe de base. O coordenador de esportes olímpicos, Willian Mendes relatou a dificuldade de achar meninas para jogar futebol.

“Na Série A são no mínimo 600 atletas, na Série B mais 600 e na Série C também. No Brasil não existe 1800 atletas de qualidade porque essas meninas não tiveram a oportunidade para jogar. Nunca teve trabalho de iniciação, nunca teve escolhinha, sempre jogava com meninos, tem a discriminação. Tudo isso vem sendo mudado agora”.

Segundo Willian, a abertura da peneira é para trazer essas meninas, principalmente de periferia, à terem uma oportunidade. Além disso, comentou que outra dificuldade de achar jogadoras no mercado em Goiás é a não realização de competições de base femininas. No Estado há competições goianas adultas na categoria amadora. “Se não tem 1800 atletas no Brasil, não vai ter 100 em Goiânia”.

Leia também: 9&Gol #47 | Técnico do Vila Nova destaca preparação para o Brasileirão Feminino A3

Outro ponto é a questão financeira que impede de trazer atletas do eixo Rio/SP e de outros Estados. No Vila Nova, atualmente, são quatro atletas de outras localidades (três de Minas e uma do Rio), mas o time já possui uma república, uma estrutura para recebé-las.

As jogadoras que se sobressaírem na peneira já devem ser colocadas para jogar na equipe principal. Lembrando que o time feminino do Vila Nova Futebol Clube está na disputa do Brasileirão A3, classificado para a segunda fase. Ao todo são 15 meninas “de qualidade” no elenco, mas o aceitável seria, pelo menos, 24.

“Se chegar e tiver bem, já estamos engatilhados com o departamento de documentação do Vila Nova e vai para o jogo. No feminino acontece muito isso, uma menina de 16 anos, por exemplo, joga contra uma de 30, 25, não dá tanta diferença pela escassez de atleta. Se tiver algum destaque, com certeza vai para o jogo”, analisou o coordenador.

A peneira será iniciada às 8h da manhã no Campus 2 da Universo, no Setor Sul. As interessadas devem, primeiramente, entrar em contato com o técnico Robson Freitas para se inscreverem, e é gratuito. No local é preciso apresentar documentação e levar material de treino. “Chegou 30 meninas, nós não vamos dispensar, vamos formar um time B para poder lapidá-las. Todas serão bem-vindas”.

Vila Olimpicos realiza peneira para futebol feminino (Foto: Vila Olimpicos)