O Vila Nova conquistou a primeira vitória fora de casa, a terceiro do time colorado no Campeonato Goiano. O Tigrão bateu no Anápolis, no Jonas Duarte por 2 a 1, subiu para a segunda colocação e se encheu de moral para o clássico de sábado, contra o Goiás, no Serra Dourada.

Os gols alvirrubros foram marcados por Hyantony, de pênalti, e Ernani, em cobrança de falta. Para o Anápolis, Jorge Henrique descontou para o Anápolis, também batendo falta.

O Tigrão chegou a nove pontos na competição e pode ganhar a liderança no próximo sábado, caso derrote o rival Goiás. O Anápolis segue na sexta colocação, com quatro pontos conquistados. O tricolor volta a volta no domingo, para pegar o Rio Verde, no Mozart Veloso do Carmo.

Tudo igual
O Vila Nova começou o jogo impetuoso. Com menos de um minuto, o time colorado já tinha um escanteio a seu favor. Na cobrança, o zagueiro Bruno Lopes puxou o atacante Hyantony. O árbitro Wilton Pereira deu pênalti. O mesmo Hyantony bateu com categoria, deslocando o goleiro Flávio Mendes.

Mesmo vencendo por 1 a 0, o Vila Nova seguiu se jogando ao ataque e encontrando espaço na defesa tricolor. Aos poucos, o Anápolis equilibrou a partida e começou a criar boas oportunidades.

Aos 8 minutos, o goleiro Vinicius fez bela defesa e impediu que Rafael Grampola empatasse o jogo. Aos 14, o atacante voltou a ter outra grande oportunidade, no interior da grande área, mas ele bateu rasteiro e abola saiu raspando a trave direita.

Mais presente no ataque, o Anápolis encontrou o gol de empate. Rafael Grampola sofreu falta na meia lua aos 26 minutos. O ala esquerda Jorge Henrique bateu no ângulo. O goleiro Vinicius apenas observou a bola entrando.

Aos 35, o Vila Nova quase marcou o segundo. Após bola erguida na área, o goleiro Flávio Mendes afastou. No rebote, Marco Aurélio chegou batendo. O camisa 1 do tricolor fez boa defesa. No contra-ataque, Marcelo ganhou de Ernani e bateu cruzado. Vinicius espalmou para escanteio.

Três minutos depois, Osmar fez um belo passe para Henrique Dias, que dominou já tirando a marcação. Na linha da grande área, o atacante colorado chutou forte de canhota, a bola passou raspando a rede pelo lado de fora.

No último lance de perigo no primeiro tempo, Marco Aurélio recebeu de Hyantony, mas cara a cara com goleiro chutou por cima do gol.

Ernani garante vitória
O Anápolis foi quem chegou com perigo primeiro no segundo tempo. Anaílson levantou falta na área. Após bate rebate, a bola sobrou para Maranhão, que da entrada da pequena área chutou na rede pelo lado de fora.

A bola parada seguiu sendo a grande arma do jogo. Aos 9 minutos, Ernani bateu forte da intermediária. O goleiro Flávio Mendes foi meio desajeitado na bola e não conseguiu evitar o segundo gol colorado.

O time da casa tinha mais posse de bola, mas não consegui superar a boa marcação colorada. O técnico Darío Pereyra trocou Marco Aurélio por Romário para dar mais força na marcação.

Aos 32, o Vila Nova é que quase ampliou o placar com o Washington, que havia acabado de entrar em lugar de Henrique Dias. Em um rápido contra-ataque puxado por Romário, o meia recebeu na cara do goleiro Flávio Mendes, mas não conseguiu driblar o camisa 1 do Anápolis.

O Anápolis perdeu o zagueiro Bruno Lopes, aos 44 minutos do segundo tempo. Bruno Lopes foi expulso após fazer falta dura em Diego Paulista.

Nos minutos finais, o Galo tentou de forma atabalhoada chegar ao gol de empate, mas não conseguiu levar perigo ao goleiro Vinicius. Tranquilo em campo, o Vila Nova aguardou pelo apito final de Wilton Pereira Sampaio para comemorar a primeira vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA: ANÁPOLIS 1X2 VILA NOVA
 
Local: Estádio Jonas Duarte, em Anápolis
Data: 30/01/2013
Horário: 22 horas
Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: João Patrício e Hederson Leão

Gols: Hyantony (2’/1T); Jorge Henrique (27’/1T); Ernani (9’/2T)
Cartões amarelos: Bruno Lopes, Fernando e Luciano Totó (Anápolis); Rafael e Diego Paulista (Vila Nova)
Renda / Público: 61.762,50 / 4083

ANÁPOLIS: Flávio Mendes; Marcelo Tchê, Bruno Lopes, Anderson e Jorge Henrique (Danilo Carvalho); Luciano Totó, Washington, Evandro (Léo Dias) e Anaílson (Fernando); Maranhão e Rafael Grampola.
Técnico: Wladimir Araújo

VILA NOVA: Vinicius; Ivan, Rafael, Thiago Viana e Ernani; Luiz Marques, Osmar, Diego Paulista e Marco Aurélio (Romário); Hyantony e Henrique Dias (Washington).
Técnico: Darío Pereyra