Depois de doze rodadas, enfim veio a primeira vitória colorada no Brasileirão da Série B. O Vila Nova sofreu, em um jogo bastante movimentado e muito equilibrado, mas contou com ótima atuação de Cléber Alves e Jheimy para bater o Santa Cruz por 3 a 2 e arrancar a primeira vitória na competição. Os gols foram de Jheimy, Radamés e Paulinho para o Vila, enquanto Pingo, de bicicleta, e Danilo Pires, marcaram para o Tricolor Pernambucano.
1°Tempo
O torcedor do Vila, acostumado a grandes emoções, já teve que aquecer o coração nos primeiros lances do jogo. Logo na saída, o Santa Cruz fez uma jogada ensaiada, e lançou o atacante Pingo diretamente. O atacante ia saindo cara a cara com Cléber Alves, mas o goleiro se antecipou e de cabeça afastou o perigo.
Na sequência, o Vila respondeu. Paulinho recebeu bola ajeitada na entrada da área e soltou a bomba, que raspou o travessão. Na saída de bola, o time pernambucano errou feio, Jheimy roubou a bola e ficou mano a mano com o zagueiro, em situação clara de gol. Mas, o atacante demorou demais para pensar na jogada e quando decidiu chutar, o zagueiro fez o corte.
Porém, aos oito minutos, o atacante foi bem mais esperto e abriu o placar. O camisa nove foi lançado em profundidade por Nenê Bonilha, e percebendo que o goleiro chegaria antes na bola, deu um carrinho, empurrou a gorduchinha com a ponta da chuteira e, enfim, balançou as redes. 1×0 para o Vila Nova e o primeiro gol de Jheimy com a camisa colorada.
Mas a alegria dos vilanovenses durou muito pouco. Aos 16 minutos, Pingo fez um golaço, digno de placa no Estádio Serra Dourada. O camisa 11 do Santa Cruz recebeu na pequena área, matou no peito e acertou uma linda bicicleta no ângulo de Cléber Alves para empatar. 1×1 Aos 28, Jheimy sofreu pênalti, Radamés bateu com muita categoria e deixou o Vila à frente: 2×1.
E o jogo continuava frenético. O Santa Cruz foi para cima na tentativa de empatar e, em bate rebate na área, acertou a trave de Cléber Alves, assustando o torcedor colorado. Minutos depois, Léo Gamalho cruzou, Pingo cabeceou, mas a arbitragem viu empurrão do atacante e invalidou a jogada. Aos 35, Danilo Pires aproveitou rebote de Cléber Alves e empatou novamente: 2×2.
2°Tempo
A etapa final voltou no mesmo ritmo acelerado do primeiro tempo. Vila Nova e o Santa Cruz voltaram com a escalação alterada, mas com o mesmo ímpeto de atacar em busca de um gol. O Tigrão teve boa chance com finalização de Evandro Paulista, que Jheimy não conseguiu desviar para gol. O Tricolor teve cabeçada de Léo Gamalho na trave de Cléber Alves.
A partir dos 15 minutos, o Santa Cruz assumiu as ações da partida e pressionava bastante o Vila Nova. Por várias vezes, Cléber Alves foi acionado para evitar a virada de placar e Léo Gamalho dava muito trabalho à defesa goiana. O Vila, mesmo com dificuldade, conseguiu responder com muito perigo. Evandro cruzou e a bola ia chegando para Paulinho, mas a zaga cortou na hora h.
https://www.youtube.com/watch?v=f8NmRkyEjYY
Aos 31, porém, o camisa 10 não foi atrapalhado e deixou o Vila Nova novamente à frente do placar. Em cruzamento na grande área, Jheimy tentou de letra, mas a bola sobrou para Paulinho acertar uma bomba no ângulo direito de Tiago Cardoso. Um golaço! 3×2 e a torcida colorada no Serra Dourada enlouquecida nas arquibancadas.
O Santa Cruz foi ainda mais para cima do Tigrão, mas não conseguiu marcar o gol de empate e acabou mesmo vendo o Vila Nova vencer pela primeira vez na Série B, chegando aos 5 pontos e sonhando com uma recuperação histórica para garantir a permanência na divisão.
FICHA TÉCNICA
VILA NOVA 3 X 2 SANTA CRUZ
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 19/07/2014
Horário: 16h20
Arbitragem: Antônio Neuriclaudio R. Costa – AC
Auxiliares: Rener Santos de Carvalho – AC e Jean Carlos R. da Silva – AC
Gols: Jheimy 8’ 1T (1-0), Pingo 16’ 1T (1-1), Radamés 28’ 1T (2-1), Danilo Pires 35’ 1T (2-2), Paulinho 31’ 2T (3-2)
Cartão Amarelo: Jheimy (Vila Nova)
VILA NOVA: Cléber Alves; Léo Rodrigues, João Paulo (Gabriel), Vitor e Rafinha; Leonardo, Nenê Bonilha, Radamés e Paulinho; Jheimy e Dimba (Evandro Paulista).
Técnico: Márcio Azevedo
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel (Bileu), Memo, Danilo Pires (Emerson Santos) e Wescley; Pingo e Léo Gamalho (Betinho).
Técnico: Sérgio Guedes