O secretário de de Meio Ambiente, Recursos Hí­dri­cos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha (PSD), disse em entrevista à Rádio 730, na manhã desta sexta-feira (25), que o governo estadual vai focar no fortalecimento de ações conjuntas nas regiões metropolitanas de Goiânia e do Entorno do Distrito Federal.

“Nós estamos querendo criar a região metropolitana de Brasília. A de Goiânia foi criada em 1999, mas pouco se fez de lá até aqui,” ressalta o secretário.

Ouça a entrevista completa de Vilmar Rocha: {mp3}Podcasts/2016/novembro/25/vilmar_rocha_25_11{/mp3}

Em 2015 foi criado o Estatuto da Metrópole, e em cima desta nova legislação, Vilmar quer desenvolver projetos para as duas regiões Metropolitanas.

Para a região Metropolitana de Goiânia, Vilmar diz que já há um consenso da adoção do BRT. O primeiro passo deve ser a implantação no Eixo Anhanguera, nos trechos da Praça da Bíblia até Senador Canedo, e do Terminal Padre Pelágio até Trindade e Goianira.

Vilmar também diz que a intenção é apresentar um projeto de desenvolvimento para a região de Goiânia até 2033, quando a cidade vai fazer 100 anos. O projeto será desenvolvido em parceria com o Ministério Público e a Universidade Federal de Goiás.

O secretário revelou que a Metrobus será reformulada, e passar, a ser dirigida por uma empresa privada.

 

Política

O presidente estadual do PSD garante que o partido vai estar em uma chapa majoritária em 2018, mas não garante que será na base aliada. “Nós vamos disputar a eleição majoritária, em qual função a gente não sabe ainda. Mas se precisar saímos da base,” garante.

O secretário reafirmou a intenção de concorrer ao Senado novamente. Em 2014, ele disputou o cargo e foi derrotado por Ronaldo Caiado.