Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vitor Hugo aposta em aval de Brasília para confirmar pré-candidatura a governador

Depois da frustrada tentativa de Gustavo Mendanha (sem partido), que buscou o apoio de Jair Bolsonaro (PL) em Brasília no sábado, o deputado federal Major Vitor Hugo anunciou que sua pré-candidatura ao governo será confirmada, com o apoio da direção nacional do PL, no mesmo evento que deve lançar a campanha do presidente à reeleição. A confirmação de Vitor Hugo foi feita pelas redes sociais neste domingo (20), um dia depois da incursão do prefeito de Aparecida de Goiânia.

Ouça “#378: Vitor Hugo aposta em aval de Brasília para confirmar pré-candidatura a governador” no Spreaker.

Um dia após o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), ir à Brasília na tentativa de conseguir as bençãos do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o projeto político de assumir a cadeira no Palácio das Esmeraldas, o deputado federal Major Vítor Hugo (União Brasil), também pré-candidato ao Governo de Goiás, disse que vai oficializar a pré-candidatura ainda este mês e ao lado de Bolsonaro, que, segundo ele, já se decidiu por apoiá-lo. Ele também reafirmou a filiação ao Partido Liberal. Na próxima semana, ele e o presidente devem se tornar correligionários.

Mendanha, acompanhado de deputados goianos bolsonaristas, além da direção do PL em Goiás, com Magda Mofatto e Flávio Canedo, resolveram procurar o presidente para pedir apoio e retirar Vítor Hugo do páreo. O movimento foi realizado depois de reuniões internas, ainda na terça-feira (15), em que Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, decidiram pelo nome do deputado federal. Os dois ouviram a preferência do senador Vanderlan Cardoso (PSD) pela candidatura de Vitor Hugo e a definição de que o próprio senador não tinha qualquer intenção de ser candidato.

bolsonaro e major vitor hugo

Escolhido

A definição de Valdermar e Bolsonaro foi repetida na conversa com Mendanha, o que deu confiança para o anúncio do deputado, no dia seguinte. “Sigo firme como pré-candidato ao Governo de Goiás. Vou me filiar ao PL e lançar a pré-candidatura ao lado do presidente no final de semana que vem, a convite do próprio Jair Bolsonaro, que decidiu por me apoiar”, escreveu Vitor Hugo, nas redes sociais.

Via nacional

O major ainda avisou que logo anunciará o pré-candidato ao Senado na chapa que será encabeçada por ele, também a ser escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. Magda Mofatto e Flávio Canedo ainda buscam, nesta semana, reverter a decisão nacional pela pré-candidatura de Vitor Hugo.

Foto: Reunião de políticos goianos e Mendanha com Bolsoanro, no sábado (19). (Crédito: Divulgação)

Composição

Como apresentado em Brasília ao presidente, o grupo de Flávia e Mendanha aceitaria a possibilidade de colocar o deputado Vitor Hugo como pré-candidato a vice-governador ou na vaga ao Senado. A ideia, até agora, tem sido rejeitada de pronto.

Alternativa

A se confirmar o destino do PL, resta ao grupo de Mendanha a busca pela adesão do PSD, o que contaria com o apoio interno do senador Vanderlan Cardoso. Tudo a depender da visita, prometida para hoje, do ex-ministro Henrique Meirelles.

Preferência

Meirelles agendou para ficar em Goiânia por toda a semana e pessedistas esperam dele confirmação definitiva de que será pré-candidato ao Senado. A confirmação do projeto deve levar o PSD para composição de chapa majoritária ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB).

Henrique Meirelles em reunião no seu apartamento no Castro’s Hotel, ainda em 2021. (Crédito: Leo Iran)

Já foi

O ex-deputado estadual Humberto Aidar tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), em cerimônia discreta e sem divulgação prévia, que ocorreu no plenário órgão, na última sexta-feira (18).

Aviso

Aidar foi indicado para o cargo pela Assembleia Legislativa e conversou por telefone com Ronaldo Caiado no dia anterior à posse, quando a nomeação para o cargo no tribunal foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Cancelamento

O Tribunal de Contas dos Municípios decidiu voltar a atrás e cancelou a nomeação do filho do deputado estadual Bruno Peixoto. Portaria torna sem efeito a indicação para um cargo de assessor especial no gabinete do presidente do TCM.

Desgastes

Gabriel Gontijo Peixoto é o filho caçula do líder do governo na Alego. Completou 18 anos em fevereiro e receberia um salário de R$ 6 mil, mais R$ 1,6 mil de benefícios. Bruno afirma que o filho havia sido “convidado” por Joaquim de Castro para integrar a equipe, mas que declinou do convite para “evitar possíveis desgastes”, depois da divulgação.

Tentativa

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, e representantes da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Os representantes buscaram apoio para reverter a PEC que aumenta o piso dos professores. Segundo Naves, a portaria é uma medida eleitoreira e inviabilizada para vários municípios.

Como fica?

De acordo com o presidente da FGM, o encontro com o ministro Nogueira foi positivo. “A conversa foi boa e o ministro concordou com o escopo do projeto. Existem dois artigos que ele entende que é necessário mudar a redação para conseguirmos convencer a equipe técnica do Governo Federal para chegarmos em um consenso”, afirma. A conferir.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.