Na segunda-feira (10), a Academia Megasoft iniciou o Webinário Nacional de Direito Eleitoral 2020, que reúne especialistas em direito eleitoral para tratar de assuntos importantes para candidatos, advogados e eleitores.

Em entrevista ao programa Tom Maior da SagresTV nesta terça-feira (11), o especialista em Direito Eleitoral, membro da Associação Brasileira de Advogados e um dos mediadores do Webinário, Leon Safatle, realça a importância de debater o pleito, ainda mais em período de pandemia.

“Compromisso da Megasoft Informática para com a democracia”, foi o lema de abertura do evento, destacado pelo CEO da empresa, Daniel Martins, que deu início à solenidade; e também do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás (OAB Goiás), Lúcio Flávio, e do juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Vicente Lopes. Durante a programação, ainda, foi questionado a democracia e a participação política dos segmentos vulneráveis, e Marketing político: o desafio de falar com o eleitor na pandemia.

Leon Safatle, revela que além das fake news em meio às “eleições mais digitais” que serão realizadas neste ano, a maior preocupação para essa eleição é o vírus que assola o mundo. “A pandemia está ofuscando as modificações legislativas, que é o próprio adiamento da eleição e a própria necessidade de como fazer campanha, de como evitar aglomeração e os desafios para manter as regras dos cuidados sanitários, para não haver uma infecção em massa”, afirma.

Dessa forma, a pandemia não só afeta toda eleição, como também dificulta a entrada de mais mulheres no meio político.

“A gente esperava um alcance maior de representatividade no resultado dessas eleições. Mas, estudos indicam que a pandemia vai prejudicar a entrada de mulheres a candidatura. Porque muitas mulheres estão mais preocupadas com a saúde das suas próprias famílias, do que no recurso que ela investiria na campanha, e nós estamos vivendo um momento de incerteza econômica. Então, infelizmente, até nesse ponto a pandemia prejudica”, relata.

“A pandemia acabou entrando no rol de preocupações, e esta tornando essa eleição 2020 completamente atípica. Talvez, essa seja a maior preocupação de todo mundo hoje”, ressalta.

Segundo Safatle, a Justiça Eleitoral precisa levar tudo isso em conta, para entregar “uma eleição bem feita”, por isso esse debate faz-se necessário neste momento. Inteiramente digital e gratuito, o evento está sendo transmitido pelo YouTube e Facebook da empresa, até o dia 12 de agosto, das 9h às 12h, e conta com a parceria da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e da Ordem dos Advogados de Brasil Secção Goiás (OAB-GO).

Assista à entrevista na íntegra no Tom Maior #73