O árbitro Wilton Pereira Sampaio recebeu na manhã desta terça-feira (14), das mãos do presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, o brasão da FIFA. Ele é o segundo apitador goiano a chegar à entidade máxima do futebol. Antes dele, Antônio Pereira da Silva havia alcançado o feito.
O goiano viveu em 2012 o melhor ano de sua carreira. Recém-chegado ao Estado, pois antes apitava pela Federação Brasiliense de Futebol, o árbitro foi eleito o melhor do Campeonato Goiano e do Brasileiro e ainda foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol à FIFA. Wilton entende que a mudança foi boa para sua carreira. “Sem dúvida. Todo mundo já me conhecia, mas a minha mudança para Goiás veio a somar. O futebol em Goiás tem bons times, grandes treinadores e uma visibilidade maior na mídia (que o candango),” descreve.
Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}stories/audio/2013/janeiro/entrevista_wilton_pereira{/mp3}
Neste ano e no próximo, o Brasil receberá dois grandes eventos futebolísticos, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Wilton não é considerado um dos favoritos para representar o país nestas duas competições, mas ele garante que se for escolhido estará preparado. O goiano não esconde o sonho de dirigir jogos na maior competição do futebol mundial.
Wilton já apita futebol há 13 anos. O apitador conta que com o passar do tempo o árbitro vai aprimorando a parte técnica. “A gente vai ganhando mais experiência. Você aprende que existem situações que uma conversa resolve mais que um cartão,” exemplifica.
No próximo sábado (19), começa mais um Campeonato Goiano. Mesmo com o brasão da FIFA no peito, Wilton garante que a motivação para apitar o estadual é tão grande ou até maior que na última temporada.