Wilton Pereira em participação na Sagres 730

A Fifa oficializou Wilton Pereira Sampaio como árbitro de vídeo para a Copa do Mundo. Filiado à Federação Goiana de Futebol, Wilton tem 37 anos e passou o último ano em curso intensivo para implantação da nova tecnologia que vai ser utilizada na Rússia. Ele é o único brasileiro na lista de 13 árbitros escolhidos pela Fifa para o Mundial.

Em março deste ano, a International Football Association Board aprovou o árbitro de vídeo como uma regra do futebol. Na ocasião, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou que a partir de agora “o árbitro de vídeo faz parte do futebol”.

No mesmo mês, em congresso da Fifa em Bogotá, na Colômbia, a Fifa decidiu implantar a tecnologia já na edição da Copa do Mundo deste ano. Após o congresso, Wilton Pereira Sampaio esteve na sede da Sagres 730 e deu detalhes de como será utilizada a tecnologia no Mundial.

São apenas quatro situações permitidas: irregularidades em gol, identificação de jogador punido, expulsão e marcação de pênaltis. Caso algum destes lances ocorra, o árbitro de vídeo pode comunicar o árbitro para que o lance seja revisto. A ideia é não fazer várias paralisações durante a partida para que a dinâmica do jogo não seja alterada.

 

Veja a lista dos 13 árbitros de vídeo da Copa do Mundo

– Abdulrahman Al Jassim (Catar)

– Artur Soares Dias (Portugal)

– Bastian Dankert ( Alemanha)

– Bruno Tiago Martins Lopes (Portugal)

– Daniele Orsato (Itália)

– Danny Makkelie (Holanda)

– Felix Zwayer (Alemanha)

– Gery Vargas (Bolívia).

– Massimiliano Bolirrati (Itália)

– Mauro Vigliano (Argentina)

– Pawel Gil (Polônia)

– Paolo Valeri (Itália)

– Wilton Pereira Sampaio (Brasil)