Na última quarta-feira (25), o Itumbiara venceu o Crac por 3 a 1 e teve o melhor público da 2ª rodada do Goianão, com a presença de 20.055 pagantes. O Gigante do Vale mostrou a que veio e possui em seu elenco jogadores com certo renome como Schwenck, Vagner Diniz, Gallato e Lins.

O time é apoiado pela prefeitura da cidade, que tem como prefeito o ex-presidente do clube Zé Gomes. O prefeito concedeu entrevista à Rádio 730 e tentou explicar como a parceria é feita.

“O Itumbiara Esporte Clube tem uma parceria com o município, em Itumbiara, quem paga seu IPTU em dia poderá assistir todo o Campeonato Goiano gratuitamente, ele pode ir qualquer unidade filantrópica da cidade e trocar seus carnês por ingressos. No estádio é sorteado uma moto, no final do campeonato um carro. A entidades também ganham a moto, elas trabalham em parceria com o Itumbiara”, explicou.

Zé Gomes revelou que essa parceria custa cerca de R$ 2 milhões aos cofres da prefeitura. O prefeito também ressaltou que grande parte dos times do interior fazem este tipo de associação.

O prefeito disse ainda que o restante do dinheiro é arrecado por parcerias com grandes empresas da cidade que patrocinam o time. Zé Gomes lembrou que grande parte da população apóia a parceria.

“Se você pegar a pesquisa serpes, 70 % dos itumbiarenses aprovam esta parceria entre a prefeitura e o time, mesmo porque se o cidadão não paga seu imposto” e complementa “O dinheiro que a gente arrecada é o bastante, ganhamos muito com publicidade no campo”, revelou.

Zé Gomes ressaltou que a receita do clube é quase insignificante em relação aos clubes da capital.

“A diretoria do Itumbiara sabe o tanto de recursos que tem, faz campanhas, vendem as cadeiras, vendem os painéis, trabalhem com o pessoal das lojas, da industria, do comércio e montam o time”.

Atividades no clube

Zé Gomes foi presidente do Itumbiara por 10 anos e tem sua figura extremamente ligada ao clube, mas garantiu que seu papel  é apenas de conselheiro.

“Claro que quando se fala do Itumbiara se lembram de mim, fui mascote, gandula, joguei no time juvenil, fui presidente do clube por 10 anos e fui presidente de honra, o ano passado já não fiz parte, mas este ano o vereador José Antonio é o presidente de honra, de maneira que eu estou focado na nossa administração, na prefeitura. Mas é gostoso, quando fui ao estádio fui aplaudido de pé, por mais de 20 mil torcedores, então eu tenho vinculo com o Itumbiara, a prefeitura acaba para mim este ano, mas o Itumbiara vai morrer comigo”, destacou.

O homem forte do Itumbiara garantiu que o clube irá brigar para chegar à final do Goianão.

“Vamos disputar o campeonato goiano, trabalhar firme para ficarmos entre os quatro e assegurar a vaga na Série D, para que no ano que vem nós possamos estar no Campeonato Goiano, na Série D e na Copa do Brasil”, declarou.

Negociações

Recentemente o Itumbiara contratou o volante Túlio Souza, que viria para o Vila Nova. O clube da capital considerou a atitude da equipe interiorana desleal, mas Zé Gomes garantiu que isso é normal e que o clube tinha interesse no jogador desde o ano passado.

“O Itumbiara teve interesse em três jogadores do Vila, no goleiro Michel, no David e no Túlio Souza. Não conseguimos o Michel, nem o David e ficamos, digamos, namorando o Túlio Souza. Quando foi esta semana o empresário dele ficou negociando com o Itumbiara. Talvez ele tenha feito uma linha, falava com o Itumbiara e com o Vila Nova, tive a surpresa de ver o anúncio do jogador pelo Vila Nova e vi o presidente o Itumbiara me dizendo que havia contratado. Somente ontem que eu tomei conta da polêmica. Na verdade o empresário negociava com os dois clubes e o jogador fechou com o Itumbiara”, explicou.