O clima no estádio do Café estava quente. O jogo era válido pela 33ª rodada do Brasileiro Série B 2018. Londrina e Vila Nova empatavam por 2 a 2 e o Tigrão, que tinha saído na frente e tomado a virada, havia acabado de igualar o marcador com o atacante Rafael Silva, mas quando o goleiro Rafael Santos acertou um soco no atacante Paulinho Mocelin, do Londrina, o destino colorado parecia estar traçado para a sequência da competição. Nesta sexta – feira (27), praticamente 11 meses depois – já que o encontro do ano passado aconteceu no dia 26 de outubro – o Vila Nova volta ao Café, chance para uma virada do goleiro Rafael Santos, que será titular mais uma vez.

Derrota e Pressão

Sem Rafael Santos, expulso, o lateral esquerdo Gastón foi para o gol, e o experiente atacante Dagoberto fez o terceiro. A derrota deixou o Vila Nova com 51 pontos, dois a menos que o Goiás, que fechava o G-4, mas moralmente, destruiu o time comandando pelo técnico Hemerson  Maria para buscar o acesso nas rodadas finais da Série B, tanto que nos cinco jogos que faltavam, venceu apenas um, empatou três e ainda foi goleado por 5 a 0 pelo Brasil, em Pelotas. A pressão para que o então técnico colorado tirasse Rafael Santos do gol nos últimos jogos era grande, algo que não aconteceu. Cenário parecido com o atual, já que Marcelo Cabo também convive com o mesmo pedido.

No empate contra o CRB por 2 a 2 na última terça – feira no Serra Dourada, as vaias contra Rafael começaram assim que sofreu o primeiro gol. No segundo gol alagoano não foi diferente. Na entrevista coletiva, o técnico Marcelo Cabo o defendeu.

“Precisamos ter muita calma. A gente levou esse empate porque o Rafael fez umas quatro defesas extraordinárias. Não acho que o Rafael falhou direto nos gols. No segundo bateu e desviou e no primeiro estava impedido”, disse o técnico, que reiterou que Rafael Santos tem crédito com a camisa colorada.

“Depois dos 2 a 0 quando pressionamos e CRB e corremos o risco, ele garantiu lá atrás. O Rafael tem muitos serviços prestados ao Vila Nova e honra a camisa. É ter tranquilidade pra analisar todo o contexto para a sequência da competição”.

Em meio às lembranças, só uma vitória na noite desta sexta – feira, pode tirar o Vila Nova da zona do rebaixamento. O Tigrão é o 17º com 25 pontos, enquanto o Londrina, que vive seu pior momento no campeonato, tem 28 pontos e está na 14ª posição.