Há boas razões para acreditarmos que 2019 será um ano incrível para o futebol goiano. No plano estadual, o Goiânia está de volta a elite do campeonato goiano e em nível nacional, o Goiás está de volta a Série A do Brasileiro. E tem mais, os clubes goianos começam a temporada reforçados por grandes atletas. A melhor contratação até agora foi feita pelo Vila Nova. O meio-campista Danilo, revelado pelo Goiás, é um supercampeão. Apesar dos 39 anos, o craque que vem do Corinthians poderá fazer a diferença a favor do time Colorado. 

No primeiro dia útil do ano, o clima é de otimismo. É possível esperar bons resultados das equipes goianas em todas as competições, a começar pelos nossos representantes na Copa São Paulo de Juniores: Atlético, Goiás, Trindade e Vila Nova. O time colorado estreia hoje às 19h15, contra o Porto de PE e tem a oportunidade de mudar a impressão ruim deixada após o fracasso da temporada passada.

O campeonato goiano tem nova fórmula disputa. Apesar do aumento de participantes de 10 para 12 equipes e da realização de poucos clássicos, a expectativa é positiva porque os times estão se reforçando bem. Os 12 clubes foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B em turno e returno. Os oito melhores colocados na classificação geral avançarão para as quartas de final. Os dois piores na classificação geral serão rebaixados para a Divisão de Acesso. Antes da bola rolar, pelas contratações realizadas, Goiás e Vila são os grandes favoritos para a conquista do título.

Na Copa do Brasil tudo é expectativa. Na fase inicial todos os goianos são favoritos, com exceção da Aparecidense que pega a Ponte Preta. Até onde vamos? Esperamos que os nossos representantes briguem pelo título inédito e improvável ou que no mínimo avancem até as oitavas de final quando enfrentarão, provavelmente, os gigantes do futebol brasileiro.

Nos campeonatos brasileiros. A esperança é grande em relação a volta do Goiás a Série A. O time Esmeraldino tem uma história bonita nesta competição, onde já foi terceiro colocado. A permanência na elite do futebol brasileiro já será um feito notável. Vila Nova e Atlético estarão entre os favoritos na Série B. O tão sonhado acesso do Vila vem amadurecendo a cada ano. Com Danilo e Alan Mineiro a chance aumenta.

É hora de conferir as metas e se preparar para um novo ciclo com 365 novas oportunidades. Temos motivos para acreditar que 2019 será um bom ano para o futebol goiano.