O Sistema Sagres de Comunicação firmou, nesta quinta-feira (27), aliança com a Organização das Nações Unidas (ONU), para integrar o Pacto Global de Mídia a favor da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Sagres será a primeira rede multiplataforma do Centro Oeste brasileiro e a segunda do país a integrar a lista de mais de 100 veículos internacionais de comunicação.

A partir desta data, todas as plataformas do sistema (Sagres TV, Sagres Online e Rádio Sagres) passam a incluir em sua programação conteúdos que divulguem, promovam e fortaleçam iniciativas inovadoras para o desenvolvimento do ser humano, da economia e do meio ambiente.

O Pacto de Mídia é uma aliança de empresas de notícias e entretenimento, convocadas pela ONU, para incluir o debate em sua cobertura e mobilizar a divulgação dos ODS. A ação foi iniciada em setembro de 2018 com 31 membros fundadores e em maio de 2020 celebra a ampliação da rede com mais de 100 integrantes, distribuídos por mais de 160 países e uma audiência combinada de mais de 2 bilhões de pessoas.

Confira a lista de membros

No site da Organização, a subsecretária geral da ONU para a Global Comunicações, Melissa Fleming, reconheceu a importância da mídia no combate à desinformação. “A mídia desempenha um papel crucial no combate à desinformação e à ação para uma recuperação sustentável da crise do COVID-19, baseada na ciência, na solidariedade e em nosso roteiro comum, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Melissa Fleming, Subsecretária Geral da ONU para a Global Comunicações.

“Estamos orgulhosos de ter cem membros do SDG Media Compact em todo o mundo, comprometidos em cobrir as questões críticas de nosso tempo e impulsionar o progresso em direção a um mundo mais saudável e pacífico”.

Verificado

As Nações Unidas lançaram, na última semana, a Verificado, uma iniciativa para combater desinformação sobre a COVID-19 ao aumentar o volume e alcance de informação precisa e confiável.

“Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que anunciou a iniciativa.

Verificado, liderada pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU, oferecerá informação sobre três temas: ciência – para salvar vidas; solidariedade – para promover cooperação local e global; e soluções – para defender o apoio a populações impactadas.

Conheça Agenda 2030 e os ODS

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Ao todo, o plano é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mais 169 metas que foram assinados por mais de 190 países, em 2015, com o compromisso de incentivar iniciativas, implementar políticas públicas e se comprometendo que “ninguém será deixado para trás”.

Os ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.