Neste dia 29 de julho, o Vila Nova Futebol Clube completa 71 anos de fundação, história, dificuldades e muita superação. Os colorados tem uma história bonita de amor, paixão, superação e fidelidade que faz do seu torcedor o mais admirado do futebol goiano pelos goianos e também por todos aqueles que gostam de futebol nos quatro cantos do Brasil.

Durante as pesquisas que começamos a fazer para produzir os programas Futebol de Goyaz, todo domingo aqui na Rádio 730, e na produção de um novo site, encontramos registros da disputa de um Torneio Início com Goiás, Atlético, Goiânia e Comercial na preparação para a disputa do Campeonato Citadino de Goiânia no ano de 1943. Ainda não há a confirmação dos motivos deste erro. Alguns apontam que foi um erro de registro no cartório. Outros entendem que foi por causa de iniciar sua trajetória com derrotas, a diretoria resolveu “esquecer” estes primeiro mês de vida.

Neste dia 29 de julho, o clube já disputou dez jogos ao longo da sua história, sendo três clássicos:

Campeonato Brasileiro – Série B 2011 – Vila Nova 1×0 Salgueiro

Campeonato Brasileiro – Série C 2007 – Itumbiara 2×1 Vila Nova

Campeonato Brasileiro – Série B 2006 – América-RN 2×0 Vila Nova

Campeonato Brasileiro – Série B 2005 – Vila Nova 1×0 Santa Cruz

Campeonato Goiano – 1992 – Vila Nova 2×0 América

Campeonato Goiano – 1984 – Goiás 0x0 Vila Nova

Campeonato Goiano – 1981 – Vila Nova 1×0 Anápolis

Campeonato Goiano – 1979 – Goiás 2×1 Vila Nova

Campeonato Goiano – 1964 – Atlético 1×0 Vila Nova

Campeonato Goiano – 1945 – Vila Nova 0x1 Goiás

Vou guardar como minha principal lembrança ligada ao Vila Nova, o dia do acesso a Série B no ano passado. Não pelo jogo, por um gol ou por um lance. Sim pela festa da torcida na chegada do ônibus dos jogadores no estádio Serra Dourada. Aquele dia foi de arrepiar e inesquecível.

Qual a sua maior lembrança, leitor?