Na oitava edição do podcast, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa” Michelle Safatle, árbitra da Federação Goiana de Futebol (FGF). Ela contou um pouco sobre sua entrada na arbitragem, os desafios que precisa enfrentar sendo mulher e tomando decisões dentro de um campo de futebol. Além disso, Michelle revelou quais os seus sonhos e quem é a inspiração para que ela continue na apitando. Entretanto, ainda precisa conciliar a arbitragem com sua atual profissão, na área de administração. Michelle sonha em apitar uma partida do Campeonato Goiano da primeira divisão.

Michelle Safatle, árbitra da FGF (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Você pode ouvir 9 & GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9 & GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Nesta edição, o 9&Gol também repercute as Olimpíadas de Tóquio, tendo como destaque a histórica atuação da brasileira Rayssa Leal. Na primeira vez que o skate se torna uma modalidade olímpica, a maranhense, de apenas 13 anos, sobe ao pódio conquistando a medalha de prata. A skatista, que atua na modalidade street, ficou atrás apenas da japonesa Momiji Nishiya e fechando a terceira posição, Funa Nakayama também representando o Japão.

Sendo assim, com o resultado, Rayssa Leal se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica no skate, a atleta mais nova do Brasil a competir nas Olimpíadas e a quarta de toda a história do país a subir no pódio em uma modalidade individual nos Jogos.

Rayssa Leal, atleta de skate street e medalhista olímpica em Tóquio 2020 (Foto: Divulgação/COB)

Por fim, no quadro Mulheres na História, a personagem escolhida foi a árbitra Stéphanie Frappart, de 37 anos. A francesa, uma das inspirações de Michelle Safatle, é a que está em maior evidência mundial na arbitragem feminina. Na temporada 2019/2020 da UEFA Champions League, foi chamada para apitar Juventus x Dinamo Kiev, a primeira mulher a trabalhar na competição. Além disso, no currículo tem atuações em Copas do Mundo Femininas, Liga Europa e Supercopa da UEFA.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.