Na 63ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” Helcio Perillo, paratleta goiano de tiro com arco do Goiás Esporte Clube. No começo desse mês, Helcio foi campeão brasileiro da modalidade em uma competição disputada no Rio de Janeiro. Antes do Brasileiro, o atleta goiano competiu pela primeira etapa do Para-Archery European Cup, na Republica Tcheca.
Helcio coleciona vários títulos e competições na carreira, incluindo participação nas Paralímpiadas de Tóquio. Agora se prepara para mais uma disputa: o Parapan Americano de Tiro com Arco, no Chile. Com a convocação, o goiano pode disputar, também, uma vaga para as Paralimpíadas de Paris 2024.
Entretanto, não foi apenas esses títulos que o oitavo melhor do mundo no Tiro com Arco conquistou. Neste ano, Helcio Perillo venceu o prêmio paralímpico na categoria de sua modalidade. Esta é a maior premiação do Comitê Paralímpico Brasileiro. Tendo o esporte como meio de integração, o atleta se vê como uma inspiração para jovens talentos do esporte, principalmente goiano.
>>> 9&Gol #62 | Após acesso no Brasileiro, atleta do basquete em cadeira de rodas sonha com Paris 2024
>>> 9&Gol #61 | Atleta de fisiculturismo explica detalhes da modalidade e preparação para competições
Mulheres na História
Jane Karla é goiana e atleta paralimpica de tiro com arco. A atleta desenvolveu poliomielite e paralisia infantil aos três anos de idade. Antes de começar na modalidade, Jane treinava tênis de mesa. Em 2015 conquistou o Parapanamericano de Toronto e conta com participações em Paralimpiadas e outras diversas conquistas em campeonatos pelo mundo como no Arizona e República Tcheca. Além disso, em 2018, foi a líder do ranking mundial do Tiro com Arco.