Na 71ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” a ciclista Raiza Goulão. A atleta é goiana e estava em Minas Gerais competindo pelo brasileiro de Mountain Bike, e assim levou seu quinto título.

Na entrevista, Raiza citou que se encontrou na bicicleta porque é um esporte no qual tem contato com a natureza e se sente em plena liberdade. Dessa forma, decidiu seguir carreira esportiva no ciclismo.

A goiana representou o estado nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 e agora tenta a vaga para Paris 2024. O título no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike deu a ela, a vaga para o Mundial da modalidade. Raiza tem outros títulos na carreira, mas por conta de uma lesão, deixou de competir por um tempo. A atleta vê vida com muita positividade, por isso, não desistiu da modalidade e entende que é preciso ter fé e acreditar que as coisas darão certo.

Mulheres na História

No ciclismo mundial, um dos principais nomes é o da francesa Jeannie Longo com 32 anos de carreira e muitos títulos. Ao longo de sua jornada conquistou três vezes o Tour da França, quatro vezes campeã mundial na pista e na modalidade contrarrelógio individual.

Além disso, tem o penta no mundial de estrada e duas medalhas olímpicas (de ouro e prata). Jeannie se aposentou aos 53 anos de idade, em 2011.