No histórico de confronto entre as equipes o Brasil leva a melhor, foram 12 jogos, sendo quatro vitórias, seis empates e duas derrotas. Quatorze gols da Seleção Brasileira e treze da Laranja Mecânica.
Os duelos, em sua maioria, aconteceram em amistosos, foram nove. Em dois deles estava um atacante conhecido da torcida colorada, Roni.
No dia 05 de junho de 1.999 no Estádio da Fonte Nova, em Salvador-BA, o amistoso contou com a arbitragem do paraguaio Epifânio Gonzalez. Para o desafio o então técnico do Brasil, Vanderley Luxemburgo, convocou Roni, que jogava pelo Fluminense, nesta partida o atacante ficou no banco, Amoroso e Giovanni marcaram para o Brasil, mas a partida ficou empata em 2 a 2.
Três dias depois, 08 de junho, na casa do Tigrão, no Estádio Serra Dourada, o Brasil enfrentou a Laranja Mecânica novamente, outro paraguaio apitou a partida, Ubaldo Aquino. Roni entrou no lugar de Amoroso que havia marcado um dos três gols do Brasil, os outros foram marcados por Leonardo e pelo holandês, contra, Frank de Boer. A partida ficou em 3 a 1 para o Brasil.
RONI NA SELEÇÃO
Além desses dois amistosos, no ano de 1999, Roni pôde vestir a amarelinha outras vezes. No dia 07 de abril, quando o Brasil enfrentou os Estados Unidos, em amistoso em Brasília, no estádio Mané Garrincha a Seleção fez bonito, marcou sete gols, Roni fez dois.
Depois o atacante foi convocado para participar da Copa das Confederações, realizada no México. No dia 30 de julho a Seleção enfrentou o Nova Zelândia, Roni entrou no lugar de Marcos Paulo, o Brasil venceu por 2 a 0, gols de Marcos Paulo e Ronaldinho Gaúcho.
No dia 30 de julho foi a vez de enfrentar a Arábia Saudita, o atacante iniciou a partida no banco, entrou no lugar de Christian e deixou sua marca na vitória com placar elástico, 8 a 2 para o Brasil.
Na final contra o México, Roni entrou no lugar de Beto. O atacante balançou as redes, mas não foi o suficiente para vencer a equipe anfitriã. A partida ficou em 4 a 3 para o México, deixando a Seleção Brasileira como vice campeã da Copa das Confederações de 1999.
A VOLTA
Roniéliton Pereira dos Santos, nasceu em Aurora-TO, revelado nas categorias de base do Vila Nova, foi Campeão Goiano em 1995 e Campeão Brasileiro da Série C em 1996 vestindo a camisa colorado.
Após passagens por times no Brasil e no exterior, e pela Seleção Brasileira onde foi convocado para seis partidas e marcou quatro gols, o atleta, que atuou em 2009 pelo Fluminense, voltou a equipe que o revelou no dia 06 de fevereiro, em festa realizada no OBA antes da partida entre Vila Nova e Atlético.
O atacante atuou no Campeonato Goiano, foi o artilheiro do Vila com seis gols, o time chegou as semifinais mas ficou em 3º lugar.
No dia 1º de maio, em jogo treino, contra o Gyn Sports o atleta sofreu uma lesão, deixando-o fora das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B. Sob tratamento intensivo no departamento médico, o atacante voltou essa semana aos treinamentos com bola. Ontem figurou entre os atacantes em treino coletivo.
FONTE: Simone Bastos/ Vila Nova Futebol Clube