Miguel Squeff (Foto: Arquivo Pessoal)
Morreu na noite deste domingo (17), aos 72 anos, o radialista Miguel Squeff, que há mais de 50 anos comandava a equipe esportiva Titulares da São Francisco.
Squeff, que lutava contra um câncer, começou sua carreia em 1971, atuou nas extintas Rádio Carajá, Rádio Santanna e também na Rádio Imprensa de Anápolis. Em 1979, fundou sua empresa de comunicação.
Nos últimos anos na rádio São Francisco, fazia boletins esportivos diários, como o Café com Bola, às 7 da manhã, com tudo sore o futebol. Também apresentava o programa Tocando de Primeira bo fim do dia.
Miguel Squeff também foi foi secretário de esportes das gestões dos ex-prefeitos Wolney Martins e Pedro Sahium e ainda no governo de Alcides Rodrigues. Também era sócio de uma cerâmica.
Para o comentarista Evandro Gomes, da Sagres 730, que foi contemporâneo de Miguel Squeff, o rádio imprensa goiana perde um professor. “Miguel foi responsável pela formação de muitos profissionais da imprensa anapolina. O futebol de Anápolis perde uma grande força com a morte de Miguel”.
“A importância de Miguel Skeff para o rádio de Anápolis, para o futebol de Anápolis, pode se dizer que Miguel é impar. Ele conseguiu ao logo dos mais de 50 anos de sua vida dedicada ao radio, ele se tornou a principal personalidade do esporte na cidade de Anápolis. Ele é sem dúvida nenhuma, ou ele foi, um profissional reconhecido nacionalmente. Conseguiu ao longo da sua trajetória colocar inúmeros profissionais de excelente qualidade, produzir profissionais para o mercado esporte do radio, para o jornalismo esportivo no Estado de Goiás e o Miguel foi muito importante ao longo dos ultimos anos da sua vida como cronista esportivo para o futebol de Anapolis, seja para Associação Atletica Anapolina, clube ao qual Miguel torcia, mas também no Anápolis Futebol Clube. Então Miguel foi uma lenda do radio de Anápolis, do futebol de Anápolis. O futebol de Anápolis seria bem diferente se não tivesse a batuta de Miguel Esqueff”, relata Edmilson Almeida, narrador da Rádio Sagres 730.
Conterrâneo de Miguel Squeff, o narrador da Rádio Sagres 730, Ronair Mendes, também lamenta a morte do companheiro de profissão. “Miguel Squeff foi um ícone do rádio esportivo de Anápolis e de Goiás para o Brasil, um professor, um reitor. E muitos diziam aqui em Anápolis e eu compartilho dessa opinião, que o futebol de Anápolis sobreviveu durante tantos anos por causa dele. Um grande professor, um grande lider, um grande comunicador, narrador espetacular que com muita fidelidade transmitia seus jogos e que tinha uma arte de transmitir imagens através do som, poucos narradores do Brasil contavam o jogo com tanta fidelidade, com tanta precisão e com tanta emoção como Miguel Esqueff. O rádio de Goiás perde muito. Vá com Deus, Miguel Jorge Esqueff!”, lamenta Ronair.
O velório de Miguel Squeff, que deixa dois filhos e um neto, acontece na funerária Pax Prima, em Anápolis. O sepultamento acontece ainda nesta segunda-feira (18), mas o horário e local ainda não estão definidos.