(Foto: Reprodução/ Internet)

Atualmente, com a forte presença da Internet em nossas vidas, o profissional que não usar os termos técnicos corretos pode não ter indexação no mundo digital, ou seja, não estar ranqueado nas primeiras páginas do Google. Além de um website, o posicionamento que este site irá ocupar nas páginas do Google será determinante para o beneficiamento de todo o fluxo de consultas do segmento.

Quando se faz o uso correto das ferramentas existentes, entre elas o SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca), a performance melhora. Por exemplo, há sites que conquistaram bastante autoridade no mundo online, como o Jusbrasil e o Consultor Jurídico, que disponibilizam informações sobre situações judiciais das pessoas. Para os advogados que também querem escrever seus artigos, se o website não estiver posicionado entre as primeiras posições do Google, ele dificilmente será acessado por quem busca termos específicos na Internet.

1) O primeiro passo é fazer uma auditoria do seu site para ver se ele está de acordo com as políticas do Google. O site VerifySEO.com (verifyseo.com) pode ajudar, como também o Google Page Speed, GtMetrix (https://gtmetrix.com/) e o SEO SiteCheckup (seositecheckup.com), entre outros. Estas ferramentas vão validar se seu site e seus artigos estão aptos para serem ranqueados no Google;

2) Com o site já preparado aos padrões do Google, os advogados devem escolher os assuntos que possam ser úteis e também assuntos que gerem o interesse das pessoas. Por exemplo, a criação de guias, tutoriais, passo a passo e explicações, etcetera. Podem ainda aproveitar para fazer infográficos e imagens que ajudem os usuários a entender melhor os tópicos abordados;

3) Youtube é uma ferramenta do Google, logo deve ser usado como uma ferramenta complementar em cada um dos artigos. Os vídeos na Internet se tornaram um grande e valioso canal de divulgação;

4) Os artigos que farão parte do conteúdo do site devem ter entre 500 e 1800 palavras. Use as marcações de artigos com “Título 1” (h1) para o cabeçalho principal, parágrafos (p) para texto e sub-cabeçalhos (h2, h3, h4) para organizar os artigos. Ao criar uma lista, use sempre as marcações de lista como “ul” para listas sem ordem e “ol” para listas ordenadas;

5) Instale plugins para que seus leitores compartilhem suas notícias nas redes sociais;

6) Busque o auxílio de empresas especializadas que poderão identificar as palavras de alto volume de procura mensal no Google;

7) Crie links internos no seu site para cada uma das palavras-chave. Peça para outros sites criarem links para sua matéria ou contrate uma empresa de SEO para criar links de outros sites para o seu;

8) Se mantenha na crista da onda com novidades e artigos atuais e ponto de vista diferenciado. Ofereça um título chamativo e conteúdos originais, que gerem o interesse do maior número de pessoas;

9) Use hashtags nas redes sociais para que mais pessoas encontrem seus artigos.

10) Para finalizar, Azevedo sugere: “escreva sobre o que tem paixão, porque assim o trabalho se torna prazeroso, você pode encontrar um ponto de vista com diferencial e vai sentir motivação para continuar a desenvolver artigos de qualidade, mesmo quando estiver cansado.

Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds.