Alex Karajá (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
Aprovado em um teste para as categorias de base, o índio Alex Karajá é o novo atacante do time sub – 15 do Goiás que está na disputa da Copa Goiás da categoria. O garoto é da tribo Karajá, que fica próxima a cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e ganhou sua primeira oportunidade no jogo contra a Campineira na última quarta – feira (26) quando jogou alguns minutos na vitória por 4 a 1 no CT do Parque Anhanguera.
De poucas palavras, Alex Karajá, 15 anos, fez questão de demonstrar a saudade da família, mas também revelou o quanto está feliz com a oportunidade no Goiás. “Tô com saudade demais, mas também feliz a pela oportunidade aqui, já que os técnicos confiaram em mim”, disse Alex, que também revelou que foi a primeira vez que saiu da da tribo.
“Minha mãe gostou quando passei no teste, mas me incentivou. Meu pai ficou muito contente na hora”, acrescentou.
Projeto
O diretor das categorias de base do Goiás, Osmar Lucindo, explicou que Alex Karajá foi encontrado por um parceiro do Goiás, que faz esse trabalho de olheiro para o clube.
“Eles têm uns campeonatos internos na tribo e também na região de São Félix do Araguaia, e o Alex se destacou. Então veio para um período de 10 dias de avaliação com a nossa comissão técnica, que tem os ex – jogadores Guará, Rubens Carlos e o Niltinho. Viram nele muito potencial para crescimento, já que é um atacante de lado, com muita força”.
Osmar Lucindo ressaltou que o atacante Alex Karajá não tem sofrido com a adaptação, já que é muito comunicativo e entende bem as orientações que são passadas pelos responsáveis das categorias de base.
“Ele é muito disciplinado e comunicativo. É extrovertido, tem um bom ambiente com os colegas e funcionários do clube. Tem sido uma atração pra gente lá nas categorias de base”.
A chegada de Alex Karajá ao Goiás se deve a um projeto de captação de jovens jogadores, que tem como responsável o professor Ismael. Osmar Lucindo acrescentou que tudo começou em 2016 quando o clube trouxe o meia Léo Sena, que hoje está no profissional.
“Nós fazemos um trabalho muito forte o ano todo e especialmente na Copa São Paulo. Este ano mapeamos o estado todo com três captadores técnicos pra observar jogos e também agora na Copa BH. Também fazemos muita parceria com ex – atletas como Carlos Magno, no Tocantins, Pastoril, no Mato Grosso do Sul, entre outros, que sempre indicam jogadores pra gente”.
Diversão
No elenco profissional do Goiás, o jovem atacante admira o lateral esquerdo Ernandes, os meias Léo Sena e Felipe Gedoz e o atacante Michael. Segundo Alex, o segredo para continuar com as oportunidades no Sub-15 do Goiás, é jogar com alegria. “É só jogar se divertindo. todos os jogadores deveriam fazer assim”, ressaltou.
Alex é filho de Herenaki Karajá e Texibre Karajá que continuam na tribo em São Félix do Araguaia. A etnia Karajás conta atualmente com cerca de 2500 índios, concentrados também nos estados de Goiás, Pará e Tocantins.