Foto: Johann Germano / Sagres On
O futuro secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, anunciou nesta quarta-feira (12), os nomes que irão compor o comando da Polícia Militar e Bombeiros. A coletiva foi no Hilton Garden Inn Goiânia.
Na última terça-feira (11) o governador eleito, Ronaldo Caiado, nomeu Rodney Miranda, como chefe da pasta da Segurança. Ele é delegado aposentado da Polícia Federal, tem 54 anos e é formado em Administração e Direito pela UNIUDF, pós-graduado em Carreiras Jurídicas pela Escola Superior da Magistratura do DF e em Segurança Pública pela ANP/DPF/MJ.
Foi integrante da Comissão de Reforma das Leis Criminais e autor do texto que originou o projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Foi por duas vezes secretário de Segurança do Espírito Santo (2003-2005 e 2007-2010) e também secretário de Defesa Social de Pernambuco (2006). Foi prefeito de Vilha Velha (2013-2016) e deputado estadual (2011-2012).
Confira o nome dos novos comandantes:
Coronel Dewislon Adelino Mateus – Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar
Formado em engenharia de segurança e gestão pública, especialista em operações em altura, realizado no corpo de Bombeiros de São Paulo, e operações em motanhas, realizado no exército brasileiro, 44 anos, 27 anos de serviços no Corpo de Bombeiros. Ex-comandante da capital, ex-comandante do 3 Comando Regional sediado em Anápolis e atualmente ocupava a função de Comandante de Apoio Logístico da corporação.
Coronel Newton Nery De Castilho – Secretário Chefe da casa Militar
Bacharel em direito, nascido em Goiânia, tem 46 anos. É especialista em segurança pública, tem 27 anos de Polícia Militar, ex-comandante da Rotam, ex-superintendente diretor geral penitenciário, ex-sub-secretário de segurança pública. Atualmente está à frente do terceiro Comando Regional de Polícia Militar (Com Sede em Anápolis).
Coronel Renato Brum dos Santos – Comandante Geral da Polícia Militar
Ingressou na Polícia Militar do Estado de Goiás em 1991, 45 anos, casado, pai de 3 filhos, nascido em Goiânia, com 27 anos de serviço. Atualmente Comandante do 2º COMANDO REGIONAL DA POLÍCIA MILITAR (Aparecida de Goiânia).
ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXERCIDAS: • Comandante da 2ª CIA do 8º BPM; • Oficial Comandante de Equipe – ROTAM Comando; • Chefe do Centro Penitenciário Odenir Guimarães (POG); • Subcomandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM; • Comandante do Centro de Formação de Oficiais; • Comandante do Centro de Formação de Praças; • Subcomandante do Batalhão de Choque; • Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar; • Comandante do Centro de Operações da Polícia Militar de Aparecida de Goiânia – COPOM; • Comandante da 41º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM (2 vezes);
Coronel André Henrique Avelar de Sousa – Subcomandante geral da Polícia Militar
Bacharel em Direito, nascido em Goiânia, 47 anos, 28 anos de PM, Especialista em Segurança Pública, Curso do Grupo Especial de Operações na Espanha.
Comando: Ex-comandante da 15 CIPM, foi sub-comandante da Rotam e Comandante da Companhia de Choque, exerceu a função de sub-comandante do Batalhão de Choque e Comandante do Tático Operacional Rodoviário, Ex-Comandante do COD, Ex-assistente PM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente Chefe do Estado Maior Estratégico.