Foto: Johann Germano / Sagres On

O futuro secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, anunciou nesta quarta-feira (12), os nomes que irão compor o comando da Polícia Militar e Bombeiros. A coletiva foi no Hilton Garden Inn Goiânia. 

Na última terça-feira (11) o governador eleito, Ronaldo Caiado, nomeu Rodney Miranda, como chefe da pasta da Segurança. Ele é delegado aposentado da Polícia Federal, tem 54 anos e é formado em Administração e Direito pela UNIUDF, pós-graduado em Carreiras Jurídicas pela Escola Superior da Magistratura do DF e em Segurança Pública pela ANP/DPF/MJ.

Foi integrante da Comissão de Reforma das Leis Criminais e autor do texto que originou o projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Foi por duas vezes secretário de Segurança do Espírito Santo (2003-2005 e 2007-2010) e também secretário de Defesa Social de Pernambuco (2006). Foi prefeito de Vilha Velha (2013-2016) e deputado estadual (2011-2012).

Confira o nome dos novos comandantes:

Coronel Dewislon Adelino Mateus – Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar

coronel dewislon adelino mateus

Formado em engenharia de segurança e gestão pública, especialista em operações em altura, realizado no corpo de Bombeiros de São Paulo, e operações em motanhas, realizado no exército brasileiro, 44 anos, 27 anos de serviços no Corpo de Bombeiros. Ex-comandante da capital, ex-comandante do 3 Comando Regional sediado em Anápolis e atualmente ocupava a função de Comandante de Apoio Logístico da corporação.

Coronel Newton Nery De Castilho – Secretário Chefe da casa Militar

coronel newton nery de castilho

Bacharel em direito, nascido em Goiânia, tem 46 anos. É especialista em segurança pública, tem 27 anos de Polícia Militar, ex-comandante da Rotam, ex-superintendente diretor geral penitenciário, ex-sub-secretário de segurança pública. Atualmente está à frente do terceiro Comando Regional de Polícia Militar (Com Sede em Anápolis).

Coronel Renato Brum dos Santos – Comandante Geral da Polícia Militar

coronel renato brum dos santos

Ingressou na Polícia Militar do Estado de Goiás em 1991, 45 anos, casado, pai de 3 filhos, nascido em Goiânia, com 27 anos de serviço. Atualmente Comandante do 2º COMANDO REGIONAL DA POLÍCIA MILITAR (Aparecida de Goiânia).

ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXERCIDAS: • Comandante da 2ª CIA do 8º BPM; • Oficial Comandante de Equipe – ROTAM Comando; • Chefe do Centro Penitenciário Odenir Guimarães (POG); • Subcomandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM; • Comandante do Centro de Formação de Oficiais; • Comandante do Centro de Formação de Praças; • Subcomandante do Batalhão de Choque; • Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar; • Comandante do Centro de Operações da Polícia Militar de Aparecida de Goiânia – COPOM; • Comandante da 41º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar; • Comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas – ROTAM (2 vezes);

Coronel André Henrique Avelar de Sousa – Subcomandante geral da Polícia Militar

coronel andre henrique avelar de sousa

Bacharel em Direito, nascido em Goiânia, 47 anos, 28 anos de PM, Especialista em Segurança Pública, Curso do Grupo Especial de Operações na Espanha.

Comando: Ex-comandante da 15 CIPM, foi sub-comandante da Rotam e Comandante da Companhia de Choque, exerceu a função de sub-comandante do Batalhão de Choque e Comandante do Tático Operacional Rodoviário, Ex-Comandante do COD, Ex-assistente PM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e atualmente Chefe do Estado Maior Estratégico.